21 Setembro 2012 - 09:39

Alunos da rede pública participam de quarta etapa do Programa Jovem Embaixador

Valdir Rocha
Estudantes alagoanos participam de mais uma etapa de exames do Programa Jovem Embaixador

A quarta etapa do Programa Jovem Embaixador, promovido pela embaixada americana no Brasil, reuniu, na manhã desta quinta-feira (20), na Escola Estadual Afrânio Lages, 14 estudantes da rede pública para realizar as provas escritas de Língua Inglesa. Nesta fase, também será cobrada a fluência na conversação, por meio de uma prova oral que acontece no período da tarde.

Segundo a coordenadora do programa em Alagoas, Graça Souto, o domínio da Língua Inglesa é critério obrigatório na seleção do jovem embaixador. Além disso, é exigido também que os estudantes estejam engajados em algum projeto de responsabilidade social ou voluntariado, sejam alunos de escolas públicas e apresentem renda mensal relativamente baixa.

“Após a aplicação e avaliação dos resultados das provas, serão selecionados quatro estudantes para a etapa final. Acompanharemos in loco a vida desses jovens, faremos levantamentos do atendimento aos critérios exigidos e então encaminharemos relatórios com fotos e comprovações à Brasília. Lá serão selecionados os dois jovens que serão beneficiados pelo programa”, explica a coordenadora.

Critérios

De acordo com a professora que aplica as provas, Marta Santos, os critérios de seleção locais terão como base a desenvoltura da conversação em Inglês, a estrutura gramatical da escrita, relacionamento com os pais, postura escolar e comunicabilidade.

Para Graça Souto, a iniciativa da embaixada proporciona uma oportunidade única para que estudantes de baixa renda participem de um projeto de intercâmbio cultural no exterior. “Os garotos e garotas que estão aqui são alunos autodidatas e esforçados que merecem ter chances de desenvolver seus talentos”, afirma.

Este ano, oito jovens da rede pública estadual estão concorrendo à experiência de intercâmbio nos Estados Unidos com duração de 20 dias, onde terão oportunidade de conhecer o funcionamento do ensino público americano, além de participar de projetos sociais no País. Os estudantes ficarão hospedados em casas de famílias americanas.

Os outros seis jovens são alunos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Os participantes representam os municípios de Arapiraca, Palmeira dos Índios, Flexeiras, Santana do Ipanema, São Miguel dos Milagres, além de Maceió.

“Esses estudantes que estão fazendo a prova hoje já podem ser considerados jovens embaixadores por terem chegado até aqui, fruto do esforço próprio de cada um”, ressaltou Graça.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯