21 Outubro 2014 - 10:01

“Cultura na Praça 90 Anos” mostra força da tradição no interior

“São iniciativas como essa que frutificam nossa cultura popular”, diz o poeta pernambucano Sandoval Ferreira, visitando a cidade de Arapiraca e conhecendo o projeto Cultura na Praça, que acontece todas as segundas-feiras.

Sempre na arena da Praça Luiz Pereira Lima, antiga “Praça da Prefeitura”, no bairro do Centro, o evento desta segunda (20) foi especial em reverência aos 90 anos de Emancipação Política de Arapiraca.

Estiveram no local os artistas populares Bastino da Sanfona, Nelson Rosa, Maxsuel do Acordeon, Afrísio Acácio, Wilson China e Sandoval Ferreira, além de muitos outros de municípios vizinhos. Estes dois últimos, por exemplo, são de Pernambucano e ficaram encantados com o projeto.

“Este Cultura na Praça contempla a amplitude da nossa cultura popular, convergindo artistas de boa parte do estado de Alagoas, com aboiadores, cantores de toada, repentistas, poetas matutos e o forró pé-de-serra, além de um público que apoia o artista local. É muito importante essa valorização porque vai mostrando aos mais novos toda essa efervescência no setor cultural. Tenho que parabenizar o trabalho da Prefeitura Municipal, da Secretaria de Cultura e Turismo e, não menos importante, do seu Afrísio Acácio, que comanda esse evento com tanto fervor, mantendo viva essa tradição”, diz Sandoval Ferreira.

Natural de Iati-PE e morando atualmente em Garanhuns-PE, ele declamou seu poema “Gonzagão deixou de herança forró, xaxado e baião”, de seu livro “Porteira Velha se Abrindo Faz Meia Lua no Chão”, lançado no ano passado, e ainda fez rimas homenageando Afrísio. Sandoval afirmou nunca ter visto algo assim em Pernambuco e pretende voltar outras vezes.

Admirado ficou também Wilson China, cordelista, declamador e músico popular de Lajedo-PE. “Andei por vários lugares do Nordeste e confesso que nunca vi nada igual a este formato de projeto desenvolvido em Arapiraca - nem em Caruaru, considerada a ‘Capital do Forró’ a gente presencia algo assim tão bonito, tão intenso, onde se mostra o trabalho do cordelista, do aboiador, do sanfoneiro. Os idealizadores deste Cultura na Praça estão todos de parabéns, realmente”, coloca Wilson China, que é inclusive membro da Academia Caruaruense de Literatura de Cordel (ACLC).

Por sua vez, 50 idosos da cidade de Junqueiro prestigiaram o evento nesta manhã. Com coordenação das Mulheres de Farda Salvar, do Corpo de Bombeiros Civil, eles vão fazer um city tour pelo município, visitando a exposição sobre o emancipador Esperidião Rodrigues, no Museu Zezito Guedes, o Bosque das Arapiracas, a Escola Municipal de Circo Teófanes Silveira, o Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, a Igreja São Sebastião e a Associação dos Pensionistas, Idosos e Aposentados de Arapiraca.

“Só temos a agradecer por este espaço dado pela nossa prefeita Célia Rocha e nossa secretária de Cultura e Turismo, Tânia Santos, e pelo empenho em manter este evento que reúne a nata da cultura nordestina. E, mesmo nova, com seus 90 anos, Arapiraca dá exemplo às outras cidades do país mostrando este resgate às suas tradições”, conclui o mestre Afrísio Acácio do Acordeon.

O Cultura na Praça ocorre às segundas-feiras, sempre a partir das 8h, em consonância à tradicional Feira Livre de Arapiraca. Para conferir a programação completa dos 90 anos, acesse arapiraca.al.gov.br/arapiraca90anos

por Ascom - Arapiraca

Comentários comentar agora ❯