21 Outubro 2014 - 08:42

Divina Pastora lança Projeto de Coleta Seletiva Solidária

O projeto "Coleta Seletiva Solidária: uma ação de fé, solidariedade e sustentabilidade ambiental”, foi lançado no município de Divina Pastora. O objetivo é implantar a coleta seletiva no município por meio de atividades de educação ambiental e de coleta de materiais para reciclagem. O projeto tem o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos e do Consórcio Público de Resíduos Sólidos do Agreste Central – CPAC, a Prefeitura Municipal de Divina Pastora, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. O lançamento aconteceu durante o ato de Peregrinação ao Santuário de Divina Pastora, uma caminhada de 11 km entre os municípios de Divina Pastora e Riachuelo. Evento anual contou com a presença de cerca de 130 mil peregrinos.

A campanha de Coleta Seletiva contou com a participação de 27 coletoras de materiais recicláveis e com a participação de diversos órgãos municipais, entre eles, as secretarias de Educação, Comunicação, Saúde e de Obras, além da parceira com a rádio local e da Paróquia Nossa Senhora de Divina Pastora – instituição comprometida com as ações do projeto junto aos fiéis.

Lançamento

Durante o lançamento do projeto, as catadoras do município estiveram em um estende personalizado, e lá disponibilizaram material informativo sobre a coleta seletiva. Para fortalecer processo de implantação da coleta seletiva na cidade, em todo o trajeto da peregrinação foram colocados coletores, que foram colocados também nos locais de refeição. Como parte do processo, a prefeitura forneceu para as catadoras de rua, o Equipamento de Proteção Individual – EPIs.

Os trabalhos junto as catadoras começaram no mês de setembro com a visita das coletoras ao Galpão da CARE, com reuniões sobre cooperativismo junto ao SEBRAE e sobre gestão de resíduos com o CPAC e a SEMARH. De acordo com informações do prefeito Sylvio Maurício Cardoso, inevitavelmente muitas toneladas de lixo são produzidas durante o evento. “Direcionar esse lixo nos coletores é essencial. É de grande satisfação e realização profissional proporcionar a implantação da Coleta Seletiva, sendo uma ação importante para a saúde pública e para a geração de renda para as coletoras”.

Para o superintendente do Consórcio Público de Resíduos Sólidos do Agreste, Caio Marcelo, o momento de grande participação popular aliou a cultura da fé com a sustentabilidade ambiental. “Durante o evento e na rotina da cidade, todos os resíduos eram enviados ao lixão. Com a implantação do projeto, o lixo seletivo será comercializado, proporcionando a inclusão social e produtiva das coletoras do município e o cumprimento das diretrizes da PNRS”.

Segundo a coordenadora do Consórcio Público de Saneamento Básico do Agreste - composto por 20 municípios, sendo Divina Pastora um deles - espera-se que, com a realização da peregrinação, evento de grande porte e maior interação de público, os resultados da gestão do projeto sejam os melhores possíveis.

“Com a sensibilização da sociedade pelo tema, a perspectiva é de maior limpeza das ruas da cidade. Os próximos passos serão a capacitação das coletoras e a formalização da Cooperativa de Materiais Recicláveis de Divina Pastora –CMRDP”, destaca Cristiane Barreto.

Parceria

Também são parceiros do projeto, a Cooperativa de Reciclagem de Nossa Senhora do Socorro – REVIRAVOLTA, CARE, Construcard, Estre Ambiental, Petrobrás e Caixa Econômica Federal. 

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯