22 Setembro 2012 - 09:57

Professores participam de Curso de Formação em Educação Quilombola

Valdir Rocha
Irani da Silva Neves destaca a impotância Curso de Formação em Educação Quilombola

A Secretaria de Estado da Educação (SEE), por meio da Gerência de Diversidade, realiza entre os dias 24 e 28 de setembro o Curso de Formação em Educação Quilombola – Ancestralidade, Cultura, História e Identidade. O evento, que acontece das 8h às 17h no Centro de Formação Ib Gatto, no Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa), tem como objetivo formar educadores das escolas remanescentes quilombolas, contribuindo para uma reflexão da prática pedagógica frente à diversidade étnico cultural, visando reduzir as desigualdades sócio/raciais no ambiente escolar.

De acordo com a gerente da Diversidade da SEE, Irani da Silva Neves, o foco do encontro será trabalhar com professores e técnicos da educação em Alagoas as melhorias do ensino e os temas relacionados à ancestralidade junto às comunidades das regiões. Ao todo, 130 professores e 30 técnicos das Coordenadorias Regionais da Educação (CRE's) estarão presentes no evento que é o primeiro realizado em Alagoas com esse foco.

“Vamos preparar professores para lecionar nas escolas a temática afro-brasileira e, ao mesmo tempo, ter a inserção direta no processo ensino-aprendizado nas Comunidades Remanescentes de Quilombo”, acrescentou a gerente da diversidade.

A gerente explica ainda que a formação trará melhorias significativas para o ensino, pois irá possibilitar aos profissionais da educação das comunidades trabalharem a temática afrodescendente, tomando como referência sua realidade local.

Programação

O Curso de Formação é uma parceira entre a SEE e a Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos e será iniciado na próxima segunda-feira (24) com o credenciamento dos participantes, que acontecerá das 14h às 17h.

A primeira palestra da Professora Doutora Denise Botelho, na terça-feira (25), irá discutir a Construção de uma Educação Quilombola com suas perspectivas teóricas e práticas. Na quarta-feira (26), 'Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Quilombola na Educação Básica' é o tema da palestra ministrada pela Professora Mestra Gilvânia Maria da Silva.

A 'Comunidade Quilombola: história, identidade e preconceito' será o assunto abordado no terceiro dia do evento, quinta-feira (27), pelo Professor Doutor Moisés de Melo Santana. Já a conclusão do curso terá palestra ministrada pelo coordenador da capacitação, Professor Mestre Zezito de Araújo, com o tema 'Socialização de Experiências: Educador, vivência e cotidiano', na sexta-feira (28). Todas as palestras ocorrem no período da manhã.

A programação conta ainda com grupos de estudos e oficinas, além de salas temáticas com foco nos Ensinos Médio e Fundamental. A última atividade do Curso de Formação será a exibição de um vídeo documentário sobre as regiões quilombolas em Alagoas.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯