24 Janeiro 2011 - 19:07

Mobilização contra a dengue chega ao Sertão na terça

A mobilização contra a dengue cresce em Alagoas e chega ao Sertão. Na terça-feira (25), o combate ao mosquito Aedes Aegypti será reforçado no município de Delmiro Gouveia, com uma reunião integrada envolvendo o Estado, Prefeitura, secretarias estadual e municipal de Saúde, Ministério da Saúde, agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, fórum, Ministério Público e entidades representativas da sociedade civil, a exemplo de associações e igrejas. A iniciativa faz parte do primeiro seminário de combate à dengue.

Segundo o secretário de Saúde de Delmiro Gouveia, Adeilton Queiroz Mafra, o objetivo é sensibilizar os profissionais e órgãos públicos e instituições não governamentais para dar início às ações visando orientar a população sobre os cuidados que devem ser adotados para combater o mosquito transmissor da doença; discutir a realização de limpeza urbana e recolhimento de depósitos que possam servir de criatório para as larvas do Aedes Aegypti, entre outras ações.

O seminário terá início às 9hs, no Espaço Multieventos Jacira Bezerra, com a presença de autoridades estaduais e municipais. Na oportunidade, a superintendente de Vigilância a Saúde da Sesau, Sandra Canuto e técnicos da Diretoria de Vigilância Epidemiológica farão a atualização dos agentes comunitários, agentes de endemias e representantes de outras instituições sobre sintomas e tratamento da dengue. “Vamos mostrar a necessidade de envolvimento dos agentes comunitários nessas ações”, enfatizou Sandra Canuto.

No período da tarde, será realizada uma capacitação para os médicos e enfermeiros que atuam na rede municipal, a ser ministrada pelos infectologistas: José Maria Constant e André Constant. O Governo Federal deverá liberar R$ 1,8 bilhão para ser investido em campanhas, capacitação de profissionais e outras ações, principalmente nos locais em que corre risco de ter uma epidemia.

Durante o encontro serão definidas outras atividades que acontecerão no decorrer da semana, entre elas a distribuição de material educativo, visitas domiciliares, reforço da coleta de lixo, eliminação e tratamento de criadouros nas residências, aplicação de larvicidas e inseticidas, além de utilização de armadilhas para monitoramento do vetor.

Delmiro Gouveia é um dos municípios estratégicos no Plano de Combate à Dengue em Alagoas, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O município está entre os 24 classificados como Risco Muito Alto. Ou seja, aqueles que apresem maior vulnerabilidade para ocorrência de epidemia de dengue. De acordo com o Ministério da Saúde, a ferramenta Risco Dengue ajuda a identificar, nos municípios, os chamados pontos quentes, áreas que necessitam de maior intensificação das ações de controle. Porém, não significa que áreas menos vulneráveis possam ficar descobertas.

Comitê - Durante a primeira reunião de 2011 do Comitê Estadual de Mobilização conta a Dengue, ocorrida na última quinta-feira (20), no auditório Sesau, os integrantes se comprometeram a traçar estratégias para combater a doença em Alagoas. Isso porque, de acordo com estudo divulgado pelo Ministério da Saúde (MS), o risco de Alagoas sofrer uma epidemia passou de “alto” para “muito alto”.

Para elaborar o plano de contingenciamento, os integrantes do Comitê Estadual de Mobilização contra a Dengue deverão focar a assistência ao paciente, seguir as diretrizes da vigilância epidemiológica, cuidar do controle vetorial, programar ações de comunicação e elaborar a dotação orçamentária das campanhas e ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, que transmite a doença. Polícia Militar, Marinha, Corpo de Bombeiros, Conselhos Municipais de Saúde, igrejas, gestores, entre outros, integram o Comitê.

 

por Ascom/Sesau

Comentários comentar agora ❯