24 Abril 2018 - 15:37

Gestores discutem atenção primária em encontro do Ministério da Saúde

Thiago Henrique
Christian Teixeira ressalta importância da Atenção Básica_

Com foco na construção conjunta de uma agenda pela resolutividade da Rede de Atenção à Saúde, Alagoas sedia até esta terça-feira (24), o Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Básica. Promovido pelo Ministério da Saúde (MS), no Hotel Hitz Lagoa da Anta, em Maceió, o evento foi iniciado nesta segunda-feira (23), e reúne técnicos municipais, federais e estaduais, além de gestores da Secretaria de Estado (Sesau).

Durante a mesa de abertura, o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, destacou que o evento vem mostrar para a sociedade alagoana que os municípios, Estado e o governo federal estão unidos, a fim de superar os desafios que saúde pública tem enfrentando, em especial a atenção básica.

“Quando sentamos numa mesa com autoridades do MS [Ministério da Saúde], da Sesau e representantes dos municípios, isso demonstra que estamos buscando soluções. Fazer saúde pública no Brasil é um dos desafios mais excepcionais, principalmente estando em Alagoas”, afirmou.

Christian Teixeira lembrou que a atenção básica é a porta de entrada para o cidadão que necessita de serviço público de saúde. “Em Alagoas nós temos uma peculiaridade, onde 90% da população depende do SUS [Sistema Único de Saúde]. Isso requer mais atuação dos governos, para que o cidadão tenha um atendimento de saúde pública mais ágil e eficiente”, frisou.

O secretário ressaltou ainda que,para realizar saúde pública no Brasil é preciso ter planejamento. “Eu sou da teoria que não dá para continuar fazendo as mesmas coisas, esperando resultados diferentes. Porque isso nunca vai acontecer. Cabe a cada um de vocês mudar para melhor. O que não dá é para continuar a reclamar, achando que não tem jeito. Continuo acreditando no potencial dos profissionais que atuam nos 102 municípios alagoanos, para que façamos uma saúde de melhor qualidade”, garantiu, ao elogiar os profissionais.

Presente ao evento, o diretor do Departamento de Atenção Básica do MS, João Salame Neto, enfatizou que o encontro visa socializar experiências de um modo geral, mostrando ao público quais são as políticas que o MS tem para a atenção básica e ouvindo-os a respeito do que estão fazendo em benefício da população.

“A partir dessa troca de experiências, podemos melhorar, qualificar os programas que estão sendo executados, criar novos e, até retirar alguns que, por ventura, não estejam promovendo os resultados que esperamos. O evento também visa esclarecer dúvidas sobre os novos projetos que o MS está ofertando na área da atenção básica, como a informatização das unidades básicas e sobre a nova PNAB [Política Nacional de Atenção Básica]”, disse.

Para ele, o fortalecimento da atenção básica é de suma importância, uma vez que a média e alta complexidade são muito caras. “Se conseguirmos resolver na atenção básica, o caso do paciente renal crônico ou com diabetes fora do controle, por exemplo, o custo financeiro diminui muito e a qualidade de vida melhora bastante. Então, a atenção básica é a porta de entrada do SUS e, portanto, precisa ser fortalecida”, ressaltou.

A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), Isabelle Pereira, acrescentou que trabalhando adequadamente a atenção primária, o governo federal gastaria muito menos com o Estado e os municípios. “Um encontro como esse é fundamental para que possamos fortalecer as ações e, consequentemente, as discussões gerem ações eficazes. Precisamos ouvir primeiro os municípios em qualquer construção de política, conhecendo a realidade e trabalhando, principalmente, a regionalização, para que fortaleçamos O nosso sistema de saúde”, acentuou.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯