25 Novembro 2014 - 14:55

Centro Universitário Cesmac amplia sua atuação internacional

Divulgação
IES alagoana titula mais três doutores de seu corpo docente

Mais uma etapa do convênio internacional tripartite assinado entre o Centro Universitário Cesmac, a Université Stendhal Grenoble e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais foi efetivada com a finalização do convênio de cotutela de tese realizado no período de 17 a 19 de novembro corrente, em Belo Horizonte, viabilizando o documento assinado pelo Presidente Senhor Farid Abdesselam, da univesidade francesa, do Reitor Prof. Dom Joaquim Giovani Guimarães da universidade mineira e a instituição co-parceira, do centro universitário alagoano, através de seu Reitor Dr. João Rodrigues Sampaio Filho.

No dia 17-11-2014, no prédio 20, sala 304, o candidato Prof. Jorge Luiz Gonzaga Vieira defendeu sua tese “Práticas Identitárias e Resignificação do Universo Imaginário dos Povos Indígenas do Sertão das Alagoas, perante a banca Examinadora composta dos Profesores Doutores Philippe Walter (Grenoble), Hugo Mari ((PUC Minas) , Bernard Emery (Grenoble III) Douglas Apratto Tenório (CESMAC) e Profa. Juliana Alves Asis (PUC Minas).

No dia 18-11-2014 , no prédio 20, sala 308, o candidato Manoel Henrique de Melo Santana, defendeu seu trabalho de doutoramento “Práticas Simbólicas da Fé: Uma Analise Disursiva de Mitos, Ritos e Prédicas da Religiosidade Popular, diante da banca examinadora Composta dos Professores Doutores Philippe Walter (Grenoble III), Hugo Mari (PUC Minas), Bernar Emery (Grenoble III), Douglas Apratto Tenório (CESMAC) e Amauri Carlos Ferreira (PUC Minas).

Finalmente no dia 19-11-2014, no prédio 20, sala 308, o candidato Kuiz Manoel Castro da Cunha defendeu sua tese cujo t´titulo é “ as Veredas Femininas do Grande Sertão , na Tradução Intersemiótica Fotográfica de Maurreen Bisilliat, tendo como examinadores os Professores Doutores Bernard Emery (Grenoble III), Márcia Marques de Morais (PUC Minas), Phillippe Walter (Grenoble III),Enaura Quixabeira Rosa e Silva (CESMAC) e Alrxandre Veloso de Abreu (PUV MINAS)

Além disto palestras sobre mito e imaginário foram realizadas pelos visitantes e o lançamento do Livro Ensaios Reunidos da Profa. Enaura Quixabeira atraíram a atenção da comunidade universitária de Belo Horizonte.a durante aquele período.

Os representantes da instituição mineira, uma das mais conceituadas do Brasil. a universidade francesa, uma das conhecidas na Europa e o Reitor João Sampaio ressaltaram a importância do evento que simboliza a parceria de três universidades em regiões tão distantes e diferentes visando a democratização do saber e o enriquecimento científico, sob a égide da internacionalização universitária.

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯