25 Novembro 2014 - 19:04

Sebrae reconhece empreendedorismo feminino de Alagoas

A secretária municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, Solange Jurema, marcou presença no evento de entrega do 10º Prêmio Sebrae Mulher de Negócios – etapa estadual, realizado nesta segunda-feira (24), no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió. O prêmio foi criado com o objetivo de reconhecer e incentivar histórias de sucesso de empreendedoras em todo o Brasil. As vencedoras da etapa estadual vão concorrer a viagem a um centro de empreendedorismo internacional com empreendedoras de outros estados na etapa nacional.

Este ano mais nove alagoanas foram reconhecidas, em três categorias – Microempreendedora Individual (MEI), Produtora Rural e Pequenos Negócios.

Para a secretária Solange Jurema, o prêmio é um grande reconhecimento ao esforço das mulheres que se desdobram e conseguem se destacar no mercado. “É um prazer poder participar deste evento, que incentiva os esforços da mulher atual que além de se dividir entre as tarefas domésticas, realiza-se profissionalmente como empreendedora, gerando renda e trazendo mais qualidade de vida para sua família”, destacou Solange.

A empresária Sheila Maluf foi a vencedora da categoria Pequenos Negócios e contou que depois de 30 anos de vida pública, como professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), decidiu empreender, estando há nove anos à frente da Viva Livraria.

“O Sebrae esteve muito presente desde o momento em que precisei de orientação até as capacitações. Devo este prêmio também à equipe do Sebrae. Fiz o o Empretec e outros cursos, por exemplo, e eles me proporcionaram segurança e conhecimento para investir em um novo negócio”, destacou Sheila.

De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada em 2013 no Brasil, com o apoio do Sebrae, as mulheres são maioria entre os novos empreendedores, representando 52% dos donos de pequenos negócios com até três anos e meio de atividade. O estudo aponta que 66% delas empreendem por oportunidade e não por necessidade. Isso significa que grande parte delas enxergam o empreendedorismo como uma opção de emprego que vai além da carreira tradicional em empresas públicas ou privadas.

O anuário das mulheres empreendedoras e trabalhadoras em micro e pequenas empresas aponta que o número de mulheres que comanda o seu próprio negócio cresceu 21,4% em dez anos. Como resultado disso, de cada dez empresas em atividade no país, três são lideradas por mulheres.

Para o superintendente do Sebrae em Alagoas, Marcos Vieira, a gestão feminina dos pequenos negócios tem contribuído para o desenvolvimento de Alagoas e do Brasil.

“Os relatos das mulheres que estão aqui, hoje, são para nós um exemplo da garra e da força feminina, motivo de muito orgulho. Embora apenas nove mulheres recebam as premiações, temos, este ano, 124 mulheres concorrendo ao prêmio em Alagoas, e pelo menos 11 mil inscritas em todo o Brasil. Esses números representam um aumento de 64% em relação ao ciclo anterior”, destacou Vieira.

As vencedoras este ano foram: na categoria Microempreendedora Individual (MEI) foram Mariah Braz Reis Dória (1º), Brunna de Matteo (2º), Kátia Sirleide de Araújo Oliveira (3º); na Categoria Produtora Rural, Maria José Alves (1º), Maria José de Jesus (2º) e Maria dos Prazeres da Silva (3º); já na categoria Pequenos Negócios, Sheila Maluf – Viva Livraria & Editora (1º), Veonice Alves Chicuta – Viva + Cred (2º) e Carla Almeida – Pink Show & Pet Sh (3º).

por Secom - Maceió

Comentários comentar agora ❯