26 Novembro 2014 - 08:37

Alagoas sedia XVI Encontro Nacional de Bacias Hidrográficas

O XVI Encontro Nacional de Comitês e Bacias Hidrográficas (Encob) foi oficialmente aberto nesta segunda-feira, 24, pelo governador do Estado, Teotonio Vilela Filho. O evento considerado o principal na área de gestão hídrica do país, segue até 28 de novembro, no Centro de Convenções Ruth Cardoso.

Com o tema “O Comitê da Bacia Hidrográfica como Articulador Político das Águas”, a 16ª edição do encontro reúne cerca de 1200 participantes e oferece discussões, conferências, mesas redondas e minicursos para cientistas, estudiosos, professores, técnicos e interessados no futuro das águas e em meio ambiente.

Na ocasião, o governador Teotonio Vilela ressaltou a importância do evento diante da crise hídrica enfrentada pelo Brasil. “O Encob ocorre exatamente no contexto preocupante de uma crise de escassez hídrica que afeta de maneira absolutamente inusitada, por sua gravidade e intensidade, algumas das nossas maiores bacias hidrográficas”, lembrou.

O secretário Artur Ferreira agradeceu a escolha de Alagoas para a realização do evento. “Para nós, é uma honra neste momento Alagoas ser o palco de discussões sobre a gestão hídrica”, explicou. Ferreira também disse que o governo do estado tem sido um parceiro em todas as demandas que envolvem os Comitês de Bacias Hidrográficas no estado.

“O governo do estado tem dado todo o apoio necessário aos comitês para que possam efetivamente cumprir o seu papel. Inclusive o governo Teotonio Vilela Filho foi o que mais investiu na gestão dos recursos hídricos no Estado”, afirmou.

Representantes do Poder Público federal, estadual e municipal, ONGs, universidades, e todos os interessados no tema, poderão apresentar suas experiências quanto à gestão dos recursos hídricos e conhecer exemplos de todos os estados brasileiros que estarão presentes no encontro.

O Encontro também integrará os segmentos que participam do Sistema Nacional de Recursos Hídricos - públicos ou privados, possibilitando, assim, a discussão participativa e compartilhada no setor. Discutindo também os cenários futuros no que se refere aos recursos hídricos no Brasil e suas regiões, fronteiras e estabelecendo metas e diretrizes para a efetivação das políticas públicas ligadas à água e o desenvolvimento.

O Encob é organizado pela Rede Brasil de Organismos de Bacias (Rebob) e pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH). Em Alagoas, o evento tem o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, da Secretaria de Estado do Turismo e da Prefeitura de Maceió.

Segue a programação até quinta-feira, 28:

Dia 25 de novembro

08h – 18h – Credenciamento

09h – 12h30 – CONFERÊNCIA 1 | Financiamento e sustentabilidade dos Comitês de Bacia

no Brasil – Aspectos, desafios e oportunidades

12h – 14h – Intervalo para Almoço

14h – 17h – CONFERÊNCIA 2 | A cobrança pelo uso dos Recursos Hídricos como instrumento de superação dos obstáculos à gestão das águas

18h – Experiências exitosas CBHs

20h – Atividade Cultural

Dia 26 de novembro

08h – 18h – Credenciamento

09h – 10h45 – Mesa de Diálogo 1 | Lei 9.433/97 Avanços e oportunidades

11h – 12h45 – Mesa de Diálogo 2 | Semiárido brasileiro: Um desafio nacional

12h – 14h – Intervalo para Almoço

14h – 15h45 – Mesa de Diálogo 3 | A equação: produção de energia hidroelétrica e os usos múltiplos da água

16h – 18h – Mesa de Diálogo 4 | O uso e gestão sustentável das águas

18h – Experiências exitosas CBHs

20h – Atividade Cultural

Dia 27 de novembro

09h – 12h30 – Reuniões Setoriais

12h – 14h – Intervalo para Almoço

14h – 18h – Assembleia Geral do FNCBH

18h – Programação Complementar – Mesa WWF

20h – Atividade Cultural

Dia 28 de novembro

Visita Técnica 1 – Canal do Sertão;

Visita Técnica 2 – Projeto RECOR;

Visita Técnica 3 – Complexo Lagunar Mundaú
 

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯