27 Março 2024 - 08:16

Governador garante instalação de condicionadores de ar em escolas estaduais

Assessoria
Paulo Dantas afirma que vistorias estão sendo feitas para que equipamentos sejam instalados

Durante o lançamento do programa Coração de Estudante, nesta terça-feira (26), o governador Paulo Dantas garantiu aos estudantes que o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), seguirá investindo na climatização das escolas da rede estadual, com o objetivo de minimizar os transtornos causados pela onda de calor que assola diversas regiões do país.

Ao todo, serão instalados cerca de 500 ventiladores e 1 mil aparelhos de ar acondicionado. Destes, quase 400 equipamentos já começaram a ser distribuídos para as unidades de ensino que já se encontram aptas a recebê-los, conforme readequação elétrica, perfazendo um investimento de R$ 2,3 milhões.

Paulo informou que a equipe de engenharia da Seduc segue vistoriando todas as unidades escolares, com o objetivo de avaliar a capacidade energética necessária à instalação dos equipamentos. “Aquelas unidades em que estiver tudo certinho, vamos instalar imediatamente. Inclusive, algumas já receberam. Em outras, vamos adequando para que também possam receber o quanto antes. E enquanto essa adaptação é feita, instalaremosventiladores mais potentes para amenizar esse calor”, afirmou.


O governador pontuou, ainda, que dificuldades enfrentadas ao longo desse processo dizem respeito à Equatorial [concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica nos 102 municípios alagoanos]. Por isso é que a Seduc seguirá notificando a empresa sempre que algum problema for identificado, a fim de conferir celeridade à realização dos serviços.

Na ocasião, a secretária Roseane Vasconcelos, por sua vez, enfatizou a série de melhorias que vêm sendo implementadas na Educação de Alagoas, entre elas, o investimento na climatização das escolas.

“Desde o início do governo Paulo Dantas, foram 71 unidades escolares reformadas e entregues com climatização. Outras 60 vêm passando por intervenções que também incluem a rede elétrica. Portanto, temos trabalhado para oferecer todas as condições para a melhoria da aprendizagem, para garantir o que há de melhor para nossos alunos. Sabemos o quanto o calor excessivo pode afetar o desempenho em sala de aula, mas faremos de tudo para resolver essa situação”, discursou a secretária, acrescentando que, hoje, seis escolas já se encontram prontas para receber novos aparelhos.

CHEGARAM

Entre as que já foram contempladas está a Escola Gilvana Ataíde, no bairro Santa Lúcia, parte alta de Maceió, onde a Seduc instalou 30 novos aparelhos. Com o investimento, cada sala de aula passou a contar com dois condicionadores de ar, solucionando, em definitivo, o problema do desconforto até então enfrentado por alunos e professores, em razão das altas temperaturas.

Já em Rio Largo, todas as 12 salas de aula da Escola Estadual Doralice Moura receberam aparelhos de ar condicionado, em substituição aos antigos ventiladores, sendo, portanto, 100% climatizada. Outras unidades no interior do estado também vêm recebendo aparelhos, como a Escola Ana Lins, localizada em São Miguel dos Campos (12 aparelhos), e a Escola Manoel Pereira, em Palestina, no Sertão, contemplada com oito condicionadores. 

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯