27 Novembro 2012 - 10:59

Policiais flagrados agredindo jovens poderão ser expulsos

Reprodução
Comando da Polícia Militar de Alagoas reconheceu que a abordagem foi criminosa

Os policiais do Batalhão de Rádio Patrulha que foram flagrados agredindo dois jovens rendidos em uma favela de Maceió poderão ser expulsos da corporação ou presos administrativamente. Segundo a Corregedoria da Polícia Militar, as imagens gravadas por um cinegrafista amador serão detalhadamente analisadas para que os acusados sejam identificados e punidos.

De acordo com o comandante do Policiamento da Capital, coronel Gilmar Batinga, um processo administrativo deverá ser instaurado até esta quarta-feira, 27. Caso fique comprovado o abuso, os policiais deverão ser severamente penalizados. “Vamos investigar porque também é nossa vontade punir os responsáveis por isso”, acrescentou Batinga.

Após a abertura do processo administrativo, a corregedoria terá 30 dias para concluir as investigações. Caso necessário o prazo poderá ser prorrogado por mais 15 dias.

O Comando da Polícia Militar de Alagoas também já se pronunciou sobre o fato e reconheceu que a abordagem foi criminosa. "Totalmente ilegal. A orientação que é dada nos nossos centros de formação, nos treinamentos, nas capacitações que são feitas nas próprias unidades é totalmente ao contrário do que se vê nessas imagens e eles deverão ser responsabilizados, de acordo com a participação de cada um", afirmou o comandante da PM Dimas Barros Cavalcante.

O vídeo

No início do vídeo, são vistos dois jovens rendidos de frente para um muro levando chutes e socos, mesmo sem esbanjar nenhum tipo de reação. Mais a frente, duas mulheres são trazidas para o local onde as vítimas se encontravam na mira de um revolver e ficam chocadas com a cena. 

O vídeo mostra ainda o momento em que mais cinco policiais se juntam a dupla que já estava no local, para agredir os elementos. Um dos agentes tira do colete uma arma de choque, não letal, e usa contra os jovens, que estavam ajoelhados e implorando para que a sessão de tortura terminasse. Pouco tempo depois é ouvido um barulho parecido com um disparo de arma de fogo.

Confira:

por Redação

Comentários comentar agora ❯

  • PENEDO EM PAZ Aqui em Penedo tem muitos desses bandidos que batem primeiro para depois fazer as devidas perguntas, tem que ser punidos para serem vistos como exemplo.
  • evanio santos costa O QUE esperar de um estado onde temos políticos pistoleiros,e a maior referencia politica é fernando Collor de Mello??o funcionário publico é vitima do descaso de nossos administradores.
  • Jaime Só digo uma coisa: Se os poucos PMs que AINDA atuam nas ruas resolverem cruzar os braços, como a maioria já o fez(sabiamente) há tempos, será um Deus nos acuda. Será bom para o "PENEDO EM PAZ", que venderá seu "bagulho" em paz...Os PMs erraram mas os "jovens" tinham acabado de "METER BRONCA"(roubo).
  • por uma penedo melhor Acredito em uma Polícia honesta e competente, ao contrário do que se vê nas imagens, se os meliantes já estavam rendidos e haviam cometido roubo (armado) ou furto, mesmo assim, ñ existe o direito de espancamento, constrangimento e outros desse tipo onde o servidor da segurança pública poderá fazer.
  • por uma penedo melhor Em relação a cruzar os braços (sabiamente), tenho certeza q o estado ñ os paga para isso... parabéns ao policial q trabalha dentro da lei e ñ as margens dela, pois bandidos já temos muitos.
  • O CARA ISSO Q FOI VISTO NO VÍDEO TODO MUNDO FALA MAIS Q SABE O Q FOI FEITO POR ESSES MAGINAIS
  • Bareta Se esses bandidos tivessem matado um cidadão de bem os comentário sobre a polícia era os piores, mas quando a policia resolver agir tbm é errada, então sofram com os má elemento que andam solto pelas ruas.
  • Joao Santos Essas pessoas que comentam denegrindo a imagem da PM, deveria saber que esses elementos são marginais que praticam todo tipo de crime, inclusive podendo assaltar, ou ate matar algum parente de voces, e nessa hora quando voces clamarem pela polica, pode chamar por Deus,pq a policia vai esquecer de vc
  • por uma penedo melhor PM-AL é uma instituição séria e ninguém tem dúvidas disso, a colocação aq presente refere-se a maus servidores da seg. pública, aos bons policiais meus sinceros votos de admiração e respeito, convicto q ñ precisaremos ?clamar? pela segurança pública para fazer o q é de sua inteira competência.
  • De olho Grandes policiais não precisam passar por situações como essa. São competentes, preparados e humanos. Essa foi uma de milhares casos parecidos mais que não foram filmados. A polícia existe pra proteger, agir contra bandidagem e não para humilhar ou espancar pessoas desarmadas e detidas como esses.