29 Maio 2013 - 18:44

Seplande coordena iniciativa para aumentar a oferta de sangue do Hemoal

A Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), em parceria com o Hemoal, lançou, nesta quarta-feira (29), uma campanha para doação de sangue com servidores do Executivo. O lançamento contou com uma palestra que teve o objetivo de esclarecer os mitos a respeito da transfusão de sangue, bem como alertar sobre os procedimentos necessários para ser um doador.

A assistente social responsável pela captação de doadores de sangue e medula óssea do Hemoal, Verônica Salgueiro, ministrou a palestra para os servidores dos órgãos do Executivo que estão situados no entrono do Palácio República dos Palmares. Na oportunidade, foi apresentado um breve histórico sobre a origem da hemoterapia e funções do sangue, onde os servidores tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e discutir o assunto.

“A doação de sangue é altruísta, voluntária e anônima. A sociedade precisa entender que o ato de doar sangue representa um dos maiores gestos de solidariedade e cidadania com o próximo. Doar sangue é salvar vidas”, disse Verônica Salgueiro.

Na ocasião, a secretaria lançou a campanha “Coloque cor na vida de uma pessoa. Doe sangue”, que visa incentivar os servidores e a sociedade civil a serem agentes multiplicadores do incentivo ao ato de cidadania, fazendo da doação de sangue um hábito cada vez mais frequente.

No dia 7 de junho, uma unidade móvel do Hemoal estará no pátio da Seplande, disponível para aqueles que tiverem interesse em ser tornarem doadores voluntários. É importante ressaltar que o sangue retirado não afeta a saúde do doador e a recuperação é imediata. O doador não paga e não recebe nenhuma quantia em dinheiro pelo ato. Mais informações no site www.saude.al.gov.br/hemoal.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯