29 Agosto 2013 - 10:15

Teste do olhinho e retinopatia da prematuridade são temas de palestra

Os oftalmologistas Daniela Lyra e Helder Santana realizam nesta quinta-feira (29), às 19h, no auditório da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), palestra sobre Teste do Olhinho e retinopatia na prematuridade, tendo como público-alvo médicos pediatras do Estado.

A doença, ainda pouco difundida entre os pais, atinge principalmente bebês prematuros. De acordo com Daniela Lyra, isso ocorre devido a imaturidade dos vasos sanguíneos, que são formados até o final da gestação. Com o nascimento prematuro os vasos sanguíneos que suprem a retina se desenvolvem desorganizadamente, podendo ocasionar sangramentos, ou até o descolamento da retina, e, consequentemente, a perda da visão.

Na palestra os especialistas também chamarão atenção para outros fatores que podem contribuir para o desencadeamento da doença, a exemplo do uso do oxigênio no berçário durante o período de internamento da Unidade de Terapia intensiva (UTI).

Vale lembrar que a retinopatia atinge meninas e meninas igualmente. Em torno de um terço dos recém-nascidos nascidos com menos de 1,5 quilo, e 80% dos nascidos com menos de um quilo. Porém, os casos diagnosticados nos dois primeiros estágios da doença podem regredir espontaneamente. Na Maternidade Escola Santa Mônica, os casos em estágios mais avançados da doença são tratados com laser diodo na tentativa de evitar o descolamento da retina e a cegueira.

“É importante que os pais e profissionais pediatras fiquem atentos, pois a retinopatia é a principal causa de cegueira no país, e a falta ou encaminhamento tardio dos pacientes ao oftalmologista pode ser responsável por grande parte da cegueira irreversível na infância”, disse Daniela Lyra.

por Ascom - Uncisal

Comentários comentar agora ❯