30 Maio 2014 - 21:42

Parceria fortalece sistema de informações do Governo do Estado

Em encontro realizado nesta quinta-feira (20), técnicos da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) apresentaram aos alunos e professores do Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) o Portal Alagoas em Dados e Informações e seu modelo de arquitetura tecnológica estabelecido para processamento e disseminação dos dados. A palestra, que ocorreu na sede da Universidade, foi resultado de uma parceria entre a Seplande e professores do Instituto.

“O Portal Alagoas em Dados é fundamental para disseminar e consolidar o conceito de Governo Aberto, que já é uma realidade em todo o mundo e, no Brasil, Alagoas está sendo um dos pioneiros a partir desta iniciativa”, aprova Ig Ibert.

Para Willy Tiengo, o Instituto de Computação pode contribuir como área-meio, apoiando o aprimoramento das tecnologias do Portal através de testes homem-máquina e, como cliente, demandando novas informações e serviços tecnológicos do Portal.

Criado em março de 2012, o Portal Alagoas em Dados e Informações é hoje uma das principais referências no auxílio às pesquisas de dados socioeconômicos de Alagoas. Dinâmico e interativo, o site fornece acesso rápido e fácil para consulta e utilização de dados e informações em variados formatos, permitindo ao usuário uma série de dados confiáveis a respeito do seu estado.

“O Portal é de suma importância não só para os líderes e gestores estaduais, mas também para ser uma ferramenta de trabalho de apoio para a comunidade acadêmica. Interações como essa evidenciam a cooperação da Universidade em fortalecer as ações do Governo de Alagoas”, destaca o secretário adjunto de Planejamento e Orçamento, Cândido Nascimento.

Também estiveram presentes na reunião, o diretor do Instituto de Comunicação, Prof. Marcus Braga; os professores do IC/Ufal; o superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento, Thiago Ávila; e, ainda, os professores Francisco Rosário, vice-diretor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAC) e Silvana Quintella, vice-diretora do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDEMA)

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯