31 Maio 2014 - 17:49

Professoras da rede estadual relatam experiência de intercâmbio nos EUA

Quatro professoras de Língua Inglesa da rede pública estadual relataram, essa semana, no auditório da Escola Estadual José Correia da Silva Titara, no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), suas experiências no intercâmbio educacional promovido pelo Programa de Desenvolvimento para Professores de Língua Inglesa (PDI) nos Estados Unidos, da Comissão Fullbright. Uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Embaixada dos Estados Unidos, o Fullbright tem como objetivo oportunizar a professores de língua da rede pública brasileira o fortalecimento da fluência no idioma bem como aprimorar suas práticas de ensino.

As professoras Fabiana Feitosa (Escola Rosalvo Ribeiro, 1ªCRE), Marisa Nutels (Escola Théo Brandão, 13ªCRE), Betânia Ferreira (Escola Adeilza Maria, 14ªCRE) e Andréa Machado (Escola Campos Teixeira, 13ªCRE) foram selecionadas para representar a rede estadual no intercâmbio educacional. Durante três semanas nas cidades de Miami e Orlando (no estado da Flórida), elas puderam conhecer a educação pública norte-americana, visitar instituições educacionais e trocar experiências sobre metodologias e práticas pedagógicas. Em Alagoas, 12 professores da rede estadual participaram do programa entre 2013 e 2014.

Durante a exposição, as educadoras apresentaram técnicas, dinâmicas e metodologias socializadas no intercâmbio. Na volta ao Brasil, as professoras também deverão desenvolver projetos educativos em suas escolas a partir das metodologias e técnicas aplicadas durante o intercâmbio nos EUA.

Novas turmas

A técnica da Gerência do Ensino Médio, Sandra Felisberto, adianta que novas turmas do intercâmbio deverão ser abertas no segundo semestre. “Todos os anos, o Capes/Fullbright disponibiliza, para cada estado, 20 vagas para professores de Língua Inglesa da rede pública municipal, estadual e federal. Logo, os professores interessados em participar da seleção devem ficar atentos ao site do Capes para saber quando serão abertas novas turmas, o que deve acontecer, provavelmente, em agosto”, informa Sandra. 

As professoras que participaram do intercâmbio, afirmam que o Fullbright é uma experiência enriquecedora e incentivam outros professores da rede pública a participarem do programa.

“Acredito que todo professor de Língua Inglesa deve passar por uma experiência como esta, pois, além do contato com as metodologias locais, vivenciamos uma inserção na cultura do país”, destaca Fabiana Feitosa.

Sua colega Marisa Nutels, complementa: “Viajamos entre junho e julho de 2013 e tivemos a oportunidade de aperfeiçoar nossas habilidades em sala de aula para motivarmos ainda mais nossos alunos”.

Para Betânia Ferreira, que na época do intercâmbio ainda era professora da Escola Salete de Gusmão, também da 14ªCRE, a experiência trouxe mudanças para toda a vida. “Foi um enriquecimento pessoal e profissional e pude repensar minhas práticas em sala de aula. Voltei ainda mais motivada”, relata.
 

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯