10 Janeiro 2013 - 19:43

Termina nesta sexta prazo para atualização de saúde dos beneficiários do Bolsa Família

Municípios têm prazo até a próxima sexta-feira (11) para atualizarem as informações relacionadas ao cumprimento das condicionalidades de mais de 4 milhões de famílias que recebem o Bolsa Família. Uma destas condicionalidades é o acompanhamento nutricional e de vacinas das crianças até 7 anos de idade, além da exigência das gestantes fazerem os exames pré-natais.

O coordenador de Condicionalidade, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Marcos Maia, explica o que é necessário para esta atualização de informações. Segundo ele, os dados “ajudam a aprimorar e a garantir que as famílias pobres e as extremamente pobres tenham acesso a uma agenda mínima de saúde”.

Ainda de acordo com Marcos Maia, os municípios recebem recursos de acordo com os Índices de Gestão Descentralizada, que servem para monitorar a gestão do Programa Bolsa Família. Quanto mais informações sobre o cumprimento das condicionalidades nas áreas de saúde e educação eles conseguem registrar, maiores são os recursos.

O bloqueio do pagamento da bolsa aos beneficiários só ocorre quando há o registro da informação, mas os dados indicam que não houve o acompanhamento de vacinas e nutricional e não foram realizados os exames pré-natais.

por Portal Planalto

Comentários comentar agora ❯