24 Março 2024 - 01:00

Sistema de acesso virtual fornece informações geológicas em qualquer região do Brasil

Divulgação
SGB desenvolveu um sistema de acesso a um mapa geológico virtual

Em mais uma iniciativa de disseminação e democratização do conhecimento geocientífico, o Serviço Geológico do Brasil (SGB) desenvolveu um sistema de acesso a um mapa geológico virtual, que fornece – de forma rápida e precisa – informações geológicas de qualquer ponto do Brasil. E ainda pode ser acessado em computadores, tablets e celulares.

A interface, baseada em mapas georreferenciados, permite que o usuário acesse uma base de dados do SGB, com informações sobre unidades geológicas, tipos e idades das rochas e ocorrências minerais em destaque no ponto onde ele se encontra ou de outro local que o usuário selecione através do sistema de busca.

Esse sistema é destinado a diversos públicos, desde o viajante com curiosidade sobre os tipos e as idades das rochas de um ponto turístico ao profissional que necessita acessar no campo, de forma fácil e rápida, informações da geologia de determinado local.

A expectativa da equipe envolvida no projeto é que o mapa geológico virtual se consolide como uma ferramenta online de disseminação de informações geocientíficas, o que é ressaltado pelo diretor de Geologia e Recursos Minerais do SGB, Valdir Silveira: “o lançamento do mapa virtual é resultado do esforço de uma equipe de pesquisadores que vêm se dedicando à compilação, validação e disponibilização de dados e informações geológicas adquiridas pelo SGB nos últimos 50 anos”, e finaliza: “o desenvolvimento dessa visualização está em sua fase inicial.

Estão previstas atualizações constantes das informações disponibilizadas, bem como ajustes na interface, que a tornem mais intuitiva e amigável para o usuário.

por SGB

Comentários comentar agora ❯