26 Fevereiro 2018 - 09:52

ONU pede implementação imediata da trégua de 30 dias na Síria

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, pediu hoje (26) a implementação imediata e sustentada da trégua de 30 dias em toda a Síria, exigida pelo Conselho de Segurança neste fim de semana, a fim de atender os sírios e evacuar os doentes, principalmente em Ghouta Oriental.

"Enquanto saúdo a adoção por parte do Conselho de Segurança da resolução sobre a cessação de hostilidades em toda a Síria durante pelo menos 30 dias, também digo que as resoluções só fazem sentido se são efetivamente implementadas", declarou Guterres durante a abertura da 37ª sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU.

"É por isso que espero que a resolução seja implementada imediatamente e de maneira sustentada, particularmente para assegurar de forma imediata, segura e sem impedimentos a entrega contínua de ajuda e serviços humanitários, evacuar os doentes graves e os feridos e aliviar o sofrimento dos sírios", acrescentou o secretário-geral da ONU.

Ele reiterou que a ONU está preparada para "desempenhar o seu papel" neste sentido, a fim de atender os sírios e enviar, através das suas agências humanitárias, a ajuda necessária às áreas cercadas e de difícil acesso.

por Agência Brasil

Comentários comentar agora ❯