08 Novembro 2011 - 08:44

Nordeste Cantat leva o Canto Coral para comunidades do interior alagoano

Divulgação

A Federação Alagoana de Coros (FAC) vai promover, entre os dias 8 a 13 de novembro, a 13ª edição do Nordeste Cantat Internacional. Com o objetivo de oferecer música de qualidade e apresentar diferentes opções musicais às crianças e jovens através do Canto Coral, o encontro vai oferecer uma série de concertos em várias cidades do Estado de Alagoas, levando a música para as comunidades que não têm acesso a esse tipo de espetáculo.

Grupos corais de todo o Brasil e do exterior vão se apresentar em Maceió, Coruripe, Marechal Deodoro e Pilar. O encontro de Coros tem um caráter técnico-musical não competitivo, já é consolidado como uma referência no movimento coral brasileiro, apresentando do erudito ao popular, do regional ao folclórico, uma proposta de divulgar, valorizar, incentivar e desenvolver qualitativa e quantitativamente o Canto Coral na Região Nordeste.

No evento é priorizado projetos de inclusão social através do estudo musical, tendo como mote principal, o trabalho pioneiro de Heitor Villa Lobos. A FAC idealizou para 2011, uma série Concertos didático/musicais e instrumentais nas escolas e comunidades, levando a Música Coral para as crianças e adolescentes das cidades alagoanas com índices críticos de IDH e IES, permitindo-lhes o contato com a música de qualidade que não está disponível nos meios de comunicação.

A XIII edição do projeto é uma realização da FAC, com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Petrobras, Banco do Nordeste, BNDES e Universidade Federal de Alagoas (Ufal), parceiros que segundo o presidente da FAC, Ivan Barsand de Leucas, associam suas marcas a este projeto por acreditarem nos objetivos sócio-educativos previstos.

De acordo com o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, promover esse intercâmbio cultural é muito importante. “Apoiamos esta iniciativa da FAC, pois entendemos a importância de difundir o Canto Coral, levar boa música às cidades do interior alagoano e contribuir para que Alagoas esteja presente como referência cultural nos cenários nacional e internacional”, disse.

A FAC tem como prioridade, a abertura de outras frentes de trabalho, e através do Nordeste Cantat, realizará apresentações nas cidades de Arapiraca, Coruripe, Maragogi, Marechal Deodoro, Penedo, Pilar, Piranhas, União dos Palmares e Viçosa, objetivando oferecer como em 2010, Concertos Musicais para as crianças das comunidades menos favorecidas.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯