17 Abril 2013 - 17:24

Cine Sesi Cultural aporta em Lagoa da Canoa neste final de semana

Divulgação
População terá acessa a cinema gratuito de 19 a 21

O Cine Sesi Cultural está completando dez anos de estrada levando a sétima arte para cidades do interior do Brasil que não possuem salas de cinema ou cujas salas encontram-se desativadas. Em Alagoas, o projeto chega a sua sétima edição, que prossegue neste final de semana, de 19 a 21 de abril, no município de Lagoa da Canoa, com sessões gratuitas atrás da Igreja Nossa Senhora da Conceição. Até julho deste ano, 16 municípios alagoanos serão contemplados pelo projeto. Na programação, serão projetados três curtas nacionais e três longas-metragens, sendo dois brasileiros e uma produção internacional com cópia cedida especialmente para o projeto pela Disney (Enrolados), com exibições começando sempre às 18h30. O Cine Sesi Cultural é realizado pelo SESI e idealizado pela diretora de criação da Aliança Comunicação e Cultura, Lina Rosa Vieira.

Esta sétima edição do Cine Sesi Cultural iniciou em 15 de março, e já esteve em Arapiraca, Poço das Trincheiras, Canapi e Senador Rui Palmeira. E as próximas cidades que receberão o projeto são Feira Grande, Traipu, Porto Real do Colégio, Junqueiro, Limoeiro de Anadia, Taquarana, Boca da Mata, Atalaia, Capela, Messias e Passo de Camaragibe. O Cine Sesi é uma espécie de “cinema de guerrilha”, sendo um projeto vanguardista na iniciativa de levar projeções cinematográficas a lugares que não possuem salas de cinema em funcionamento. Algumas cidades por onde o projeto passou tiveram suas salas de cinema reativadas, como o município alagoano de Quebrangulo, terra natal de Graciliano Ramos e das cidades de Pirapora (MG), Salgueiro (PE), Triunfo (PE) e Garanhuns (PE). Entre 2002, quando foi criado, até hoje, o projeto já passou por 603cidades do interior – algumas dessas cidades mais de uma vez - de 11 estados do País, atingindo um público de mais de quatro milhões de pessoas.

Os filmes são exibidos ao ar livre em área cedida ao Sesi, em acordo com a prefeitura local. Como cinema combina com pipoca, serão distribuídos sacos de pipoca para o público. “Ao proporcionar a experiência cinematográfica dentro da comunidade, o Cine Sesi comprova que há espaço para a inserção de equipamentos que tornem as exibições periódicas. O projeto tem como intenção ainda proporcionar ao interior do País, que tanto inspira as produções de cinema nacional, a possibilidade de se enxergar na grande tela, num belo espelho de culturas, cenários, histórias e personagens semelhantes ao povo do lugar; além de abrir a possibilidade para uma viagem inusitada diante de outras experiências e lugares”, reflete Lina Rosa, idealizadora do projeto e diretora de criação da Aliança Comunicação e Cultura.

Em cada um dos três dias de exibição serão apresentados um curta e um longa-metragem. Em Lagoa da Canoa, na sexta-feira, o público confere o curta-metragem Tyger (SP) e o longa Eu e meu guarda-chuva (SP); no sábado, o curta O que lembro, tenho (AL) e o longa-metragem O Palhaço (SP) e no domingo, o curta de animação Vida Maria (CE) e o longa Enrolados (EUA).

Qualidade Técnica

Os filmes são exibidos em projetor de 35mm. O som possui três vias de dois mil watts e projetor Hi-Light Xenon de dois mil watts, além de cinemascope, o que permite boa visualização e audição a uma distância de até 25 metros. Tudo isso garante o elevado padrão de qualidade técnica e de conteúdo das projeções.

Critérios da curadoria

A escolha dos longas é pautada pelas seguintes exigências: filmes com bom padrão de qualidade técnica e de conteúdo, tendo a sexta-feira como espaço para a comédia, o sábado voltado para a reflexão e o domingo para o encontro da família; além de filmes que ainda não foram exibidos em canais de TV abertos; filmes que fazem parte da produção de cinema nacional prioritariamente ou que valorizem profissionais brasileiros e filmes que caibam na indicação de todas as idades (levando em consideração o fato de as exibições serem ao ar livre).

SERVIÇO
Sétima edição Cine Sesi Cultural em Alagoas
Onde: Lagoa da Canoa, atrás da Igreja Nossa Senhora da Conceição.
Quando: dias 19, 20 e 21 de abril.
Horário: a partir das 18h30
Entrada gratuita

 PROGRAMAÇÃO

SEXTA-FEIRA (a partir das 18h30) – Curta-metragem Tyger (SP). Longa-metragem Eu e meu guarda-chuva (SP).
SÁBADO (a partir das 18h30) – Curta-metragem O que lembro, tenho (AL). Longa-metragem O Palhaço (SP).
DOMINGO (a partir das 18h30) – Curta-metragem de animação Vida Maria (CE). Longa-metragem Enrolados (EUA).

SINOPSES

CURTAS
Tyger - Um enorme tigre aparece misteriosamente numa grande cidade. Ele vai revelar a realidade escondida numa noite que poderia ter sido como qualquer outra.

Ficha técnica
Gênero: Animação
Duração: 5’
Classificação: Livre
Produção: Anna Angelica Olivares, Trattoria Digital Produções Ltda.
Fotografia: Pierre de Kerchove
Roteiro: Andrezza Valentin, Guilherme Marcondes
Edição: Guilherme Marcondes
Animação: Luciana Eguti, Paulo Muppet

O que lembro, tenho - A idosa Maria (Anita das Neves) vive num apartamento de classe-média aos cuidados da filha Joana (Ivana Iza). Os sintomas de demência senil transportam Maria no espaço e no tempo, obrigando-a a reviver episódios de sua vida no interior alagoano. Enquanto a mãe é tomada por uma regressão gradativa, Joana assiste impotente a seu distanciamento.
Ficha técnica
Gênero: Drama
Duração: 19’
Classificação: livre
Roteiro e direção: Rafhael Barbosa
Produção: Nina Magalhães e Nataska Conrado
Direção de fotografia: Michel Rios
Trilha sonora original: Nando Magalhães

Vida Maria - Maria José, uma menina de 5 anos de idade, é levada a largar os estudos para trabalhar. Enquanto trabalha, ela cresce, casa, tem filhos, envelhece.
Ficha Técnica:
Gênero: Animação
Diretor: Márcio Ramos
Ano: 2006
Duração: 9 min
Cor: Colorido

LONGAS
Eu e Meu Guarda-Chuva - Na última noite de férias, três amigos - Eugênio, sempre unido ao guarda-chuva herdado do avô, Frida e Cebola - embarcam em uma aventura mágica ao visitar sua nova escola. Um barão, que deveria permanecer em um antigo quadro na parede, ganha vida e comprova sua fama de “terror dos alunos”. Salas e corredores viram o palco de uma fuga repleta de ação que leva a viagens a lugares desconhecidos e ao encontro com personagens inusitados e divertidos.

Gênero: Aventura e Fantasia
Diretor: Toni Vanzolini
Ano: 2010
Duração: 85 min
Cor: Colorido

O Palhaço - Benjamim (Selton Mello) trabalha no Circo Esperança junto com seu pai Valdemar (Paulo José). Juntos, eles formam a dupla de palhaços Pangaré & Puro Sangue e fazem a alegria da plateia. Mas a vida anda sem graça para Benjamin, que passa por uma crise existencial e assim, volta e meia, pensa em abandonar Lola (Giselle Mota), a mulher que cospe fogo, os irmãos Lorotta (Álamo Facó e Hossen Minussi), Dona Zaira (Teuda Bara) e o resto dos amigos da trupe. Seu pai e amigos lamentam o que está acontecendo com o companheiro, mas entendem que ele precisa encontrar seu caminho, a sua identidade. Quando chega a hora da partida, a tristeza visita os amigos da diversão e de concreto mesmo, só a certeza de que o mundo dá voltas, redondo com o picadeiro.

Ficha Técnica
Diretor: Selton Mello
Elenco: Selton Mello, Paulo José, Giselle Indrid, Larissa Manoela, Teuda Bara, Erom Cordeiro, Cadu Fávero, Maíra Chasseraux, Thogun, Hossen Minussi, Alamo Facó, Tony Tonelada, Bruna Chiaradia, Renato Macedo
Roteiro: Selton Mello, Marcelo Vindicatto
Duração: 90 min.
Ano: 2011
Gênero: Comédia
Cor: Colorido
Classificação: 10 anos

Enrolados - Uma história muito divertida e que nunca fora contada corretamente. Quando Flynn Rider, o bandido mais procurado e encantador do reino, então ele se esconde em uma misteriosa torre, e acaba sendo feito refém por Rapunzel, uma bela e esperta adolescente com 21 metros de cabelo., e acabam se tornando uma bela dupla, A dupla improvável parte em uma fuga repleta de ação e muita diversão ao lado de um cavalo policial, um camaleão super protetor e um bando de criminosos beberrões. O filme Enrolados vai contar uma história de aventura cheia de romance, humor e muito cabelo.

Ficha Técnica
Ano de Lançamento: 2010
DIRETOR: Nathan Greno | Byron Howard
Roteiro: Dan Fogelman (escritor) | Jacob Grimm (conto)
Categoria: Animação | Comédia | Família | Musical
Origem: EUA
Duração: 100 minutos

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯