20 Outubro 2011 - 12:05

Concurso de Poesias e Contos é realizado no Theatro Sete de Setembro em Penedo

Cone Freire - aquiacontece.com.br

Dando seguimento a 3ª Jornada Cultural do Penedo foi realizada na noite desta quarta-feira, 19 de outubro, o Concurso de Poesias e Contos da histórica cidade ribeirinha. O evento conseguiu levar às dependências do Theatro Sete de Setembro centenas de pessoas que puderam conferir uma noite diferente, onde a cultura tomou conta de todos os espaços.

Antes do início do concurso, a banda da Sociedade Monte Pio dos Artistas fez sua apresentação na porta da “Casa de Espetáculos” da cidade ribeirinha, a primeira do estado de Alagoas. Em seguida, os penedenses e os visitantes adentraram nas dependências do Theatro Sete de Setembro, se acomodaram e assistiram um verdadeiro show de romantismo e cultura com belas declamações de poesias e contos.

O Concurso de Poesias e Contos foi disputado na categoria juvenil e adulta. Participantes vindos de outras cidades como Igreja Nova, em Alagoas, Maruim, estado de Sergipe, Brasília, no Distrito Federal, e Caraguatatuba, em São Paulo, se uniram aos artistas penedenses e fizeram bonito no palco do Theatro Sete de Setembro, tornando a disputa ainda mais acirrada. 

De acordo com um dos organizadores do evento, Francisco Araújo, qualquer pessoa poderia se escrever no concurso. Segundo ele, a única exigência que consta no regulamento do evento é quanto a idade dos participantes. “Até 17 anos concorre na categoria juvenil, modalidade poesia. A partir dos 17, participa na categoria adulto, nas modalidades poesia e conto” complementou Araújo.

Promovido pela Sociedade Barqueiros do Velho Chico, o evento será realizado na cidade ribeirinha até o próximo sábado, 22. Nesta quinta-feira, 20, acontecerá no Convento Franciscano de Penedo, um concerto musical com a orquestra de cordas Ufal. Na sexta-feira, 21, será realizada a 6ª edição de “Uma cidade a cantar”, no palco do Theatro Sete de Setembro. Em seguida, acontecerá a apresentação dos “Seresteiros da Pintanguinha” com concentração na Praça Jácome Calheiros, a partir das 23 horas.

No sábado, 22, último dia da 3ª Jornada Cultural do Penedo, um baile com a animação da banda/orquestra Cores do Mar, acontecerá no salão do Penedo Tênis Clube, a partir das 23 horas.

Confira o nome dos vencedores:

Poesia categoria Juvenil

1º - Maria Franciele Pereira -Escola Pedro Reys – Igreja Nova/AL

2º - Jéssica Aparecida – Escola estadual Alcides Andrade – Penedo/AL

3º - Ântones do Nascimento de Lima – Colégio Imaculada Conceição – Penedo/AL

Poesia categoria Adulto

1º - André Condo – Caraguatatuba – São Paulo

2º - José Genival – Povoado Palmeira – Penedo/AL

3º - Jacinto Lino – São Sebastião /AL

Contos categoria Adulto

1º - Fabrício Salim – Brasília/DF

2º - José Genival – Povoado Palmeira-Penedo/AL

3º - Bruno Fernandes – Brasília/DF

*Atualizado às 17:10

por Redação

Comentários comentar agora ❯

  • Ednaldo Fernandes Um evento desses é para ser amplamente divulgado para todo o estado, devido à sua importância cultural, não só para Penedo, mas para toda à região, tomara que às pessoas se interesem e dêem a verdadeira importância a tão magnífico evento. Cultura é isso. Parábens aos seus participantes e idealizador
  • lito_di_santi meus parabéns a esses verdadeiros heróis, e é assim que deve ser,o povo foi condicionado a rejeitar a cultura,para que não sejam cidadãos críticos,mas a persistência levará o povo a vitória,a libertação da consciência!parabéns Francisco Araújo Filho e os demais guerreiros.
  • Sou musico Parabens atodos os participantes desse evento,muito bonito gostei muito só faltou divulgar o nome desse grande cantor penedense que cantou o hino de penedo,que é Adelson,Parabens pra voce Adelson,
  • Professora Vanusia Parabéns aos membros da Academia Penedense de Letras. Todo Escritor recria nas palavras= emoções, plenitude,desejos e devaneios. Parabéns aos participantes e de modo Especial à nossa aluna JOYCE DE SOUZA SANTOS do Colégio Estadual ( 3" ano noturno) pela participação Honrosa na categoria Conto.
  • Aldo José de Mello Só não entendi por que os melhores poemas não obtiveram tanto destaque! O poema daquele moreno que falava em mar merecia o 1º lugar! E o cara que declamou: show de bola! Depois foi que entendi por que o poeta não quis falar nada... eu saí de Salvador pra ver tamanha injustiça!