24 Novembro 2011 - 16:26

Festival de Cinema Universitário segue até 27 de novembro em Penedo

Fellype Barreto - aquiacontece.com.br
Evento promovido pela Universidade Federal de Alagoas

A cidade de Penedo está em festa devido à realização do 1º Festival de Cinema Universitário de Alagoas. O evento que teve início nesta quarta-feira, 23 de novembro, se estenderá até o próximo domingo, 27, com uma vasta programação que envolve além da mostra competitiva de filmes a realização de mesas-redondas, oficinas, sessões de cineclubismo, apresentações de trabalhos acadêmicos, grupos de trabalho e debates, tudo isso com o objetivo de estimular a produção audiovisual brasileira, vinculada à rede de ensino superior.

Os trabalhos nesse primeiro dia do evento tiveram início no Theatro Sete de Setembro com a Conferência Inaugural, que ficou a cargo do cineclubista e realizador audiovisual Hermano Figueiredo. O conferencista falou sobre o evento e sua importância para a cidade de Penedo que em outras épocas foi destaque nacional devido à realização de um importante Festival de Cinema que trouxe famosos atores e atrizes à cidade ribeirinha.

Logo após a Solenidade de Instauração do Festival de Cinema Universitário foi exibido no telão montado na orla da cidade o filme “Cabeça a prêmio”, dirigido por Marco Ricca e com a participação da atriz Alice Braga. Em seguida teve início a mostra competitiva de filmes com a exibição no Theatro Sete de Setembro das obras “O cão”, “Do amor e outros crimes”, “Viagem à lua” e “Água barrenta”. A programação do primeiro dia do Festival foi encerrada com a Mostra Sururu de Cinema Alagoano e com o Circuito Cineclubista, ambos realizados às margens do Rio São Francisco.

Para esta quinta-feira, 24 de novembro, a organização do evento programou diversas atividades que tiveram início nas primeiras horas da manhã com a realização de palestras e oficinas interativas. Na parte da tarde, mesa-redonda com o tema “A realidade da formação cinematográfica do nordeste brasileiro”, Mostra Sesc de Cinema Infantil e debate sobre o “Acesso, circulação e difusão da produção audiovisual” tomaram conta da situação.

Já a partir das 18h30min desta quinta-feira, 24, serão exibidas dentro do Circuito Cineclubista obras cinematográficas de curta duração no telão montado na orla ribeirinha de Penedo. Às 20h30min será retomada a mostra competitiva de filmes nos telões montados no palco do secular Theatro Sete de Setembro e na porta da “Casa de Espetáculos”, que foi a primeira de Alagoas. Na ocasião serão exibidos os filmes “A sós”, “A geografia do preconceito”, “Irmãs”, “Sangue, suor e magia” e “Inacabado”. Encerrando o segundo dia do Festival, mais filmes serão exibidos na orla da cidade, local em que também acontecerá uma apresentação musical.

Os vencedores da 1ª edição do Festival de Cinema Universitário de Alagoas serão conhecidos às 16 horas do último dia do evento, 27 de novembro. A solenidade de premiação será realizada no ponto em frente à igreja São Gonçalo Garcia dos Homens Pardos. O evento é uma produção da Universidade Federal de Alagoas em parceria com instituições que atuam na área de audiovisual.

Confira a programação completa no blog do festival.

por Redação

Comentários comentar agora ❯

  • Ednaldo Fernandes Pouca gente sabe o valor e a grandeza de um festival desses, trás para nossa terra pessoas cultas e inteligentes, além de propagar o nome de Penedo, aonde elas forem, tomara que à população entenda e participe desse magnífico evento.
  • ESTUDANTE DA UFAL JUNTANDO TODOS OS FILMES Ñ DA 1