10 Dezembro 2010 - 20:38

Técnico da Seleção de basquete acompanha as Olimpíadas Escolares

cbb.com.br
Rubén Mangano acompanha o evento de Goiânia

O técnico da seleção brasileira adulta masculina, Rubén Magnano, esteve em Goiânia acompanhando as Olimpíadas Escolares 2010, etapa de 15 a 17 anos. Magnano assistiu às partidas do torneio masculino de basquete, observou novos jogadores e trocou experiências com os treinadores da maior competição escolar do país.

— Este tipo de competição é muito importante para o desenvolvimento dos atletas, tanto dentro como fora das quadras. Espero encontrar aqui jogadores que possam, futuramente, representar o Brasil na seleção adulta. O trabalho dos treinadores da base é de profunda importância, por isso busco passar um pouco da minha experiência a eles. É deste trabalho que sairão os atletas do alto rendimento — declarou Magnano, que também ministrou uma palestra para os treinadores de basquete.

Para Magnano, as Olimpíadas Escolares são fundamentais para o desenvolvimento do esporte olímpico brasileiro.

— Esta é uma competição em que temos atletas e treinadores de todo país. Assim podemos detectar quais pontos podem ser melhorados no esporte de base do Brasil. Aqui ouvimos as dificuldades dos professores e trocamos ideias. Esse intercâmbio é muito positivo. Na Argentina, por exemplo, não há nada parecido — disse Magnano.

Para o campeão olímpico, a realização das Olimpíadas Escolares nos moldes dos Jogos Olímpicos é muito interessante, já que a realização simultânea de várias modalidades resulta em grande integração entre os participantes.

— Além disso, não é apenas o aspecto esportivo que é levado em consideração. A preocupação com o lado educacional e cultural é maravilhosa. Seguramente, os garotos que estão aqui nunca esquecerão dessa experiência — comentou.

O técnico da seleção brasileira destacou ainda o regulamento da competição, que visa ao desenvolvimento do atleta.

— Durante dois períodos, as equipes só podem fazer marcação individual. Isso incentiva os garotos a tomarem decisões rápidas e a melhorarem os fundamentos. O Brasil está muito acostumado ao sistema de marcação por zona, o que acaba limitando a variedade de jogadas dos seus atletas — defendeu Magnano.

As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, co-realizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com a direção técnica das Confederações Brasileiras e apoio da Prefeitura Municipal de Goiânia e do Governo do Estado de Goiás.

por Robson Lessa | cbb.com.br

Comentários comentar agora ❯