24 Janeiro 2011 - 10:06

Alagoano 2011: ASA se recupera ao derrotar o Santa Rita fora de casa

Click Arapiraca
Vitinha fez um dos gols do ASA

O Santa Rita tropeçou mais uma vez diante do seu torcedor. Primeiro, o time bocamatense empatou na estreia do Alagoano em 1x1 com o CSE e, desta vez, em partida realizada na tarde deste domingo - válida pela 3ª rodada -, no Estádio Olival Elias de Moraes, em Boca da Mata, a equipe sofreu o segundo revés consecutivo no Estadual: 2x1 para o ASA.

Anteriormente, na última quarta-feira, na segunda rodada, o clube rubro-negro já havia sido derrotado fora de casa: 1x0 para o Murici. Neste Campeonato Alagoano - já se foram três rodadas e a equipe ainda não saiu na frente do marcador. Em todas as ocasiões, sempre esteve com o placar adverso, tendo que correr atrás do prejuízo, onde conseguiu no máximo um empate.

Apesar do resultado, o Santa Rita foi beneficiado com os tropeços de CSA e Ipanema, lanterna e vice-lanterna, respectivamente, que ainda não pontuaram. Com isso, a equipe bocamatense manteve-se na 8ª posição, com apenas um ponto. Enquanto que o ASA ganhou uma colocação - subindo do sexto para o quinto lugar -, juntamente com o Murici, empatados com seis pontos ganhos e um gol de saldo.

Em relação a equipe que foi derrotada na última rodada - quarta-feira, em Arapiraca, por 1x0, para o Corinthians-AL, o técnico Vica optou em permanecer com o mesmo esquema tático - 3-5-2 e promoveu apenas uma mudança na lateral-direita: saiu Chiquinho, machucado - que em 2009 foi campeão com o Santa Rita da 2ª Divisão e entrou Sérgio. Enquanto que pelo lado do Santa Rita, o técnico Manuel Pinheiro abriu mão do esquema com três volantes no setor de meio-campo - sacando Rafael e colocando o meia Carlos Alberto - que estreara como titular -, para fazer companhia na armação das jogadas ao camisa 10 Cleiton. Com a alteração no esquema tático, a equipe ganhou em ímpeto ofensivo. Além desta substituição, o treinador contou com a volta do zagueiro Rômulo, capitão do time bocamatense e que foi desfalque no compromisso anterior, por conta de um incômodo no pé direito - um \'calo\'.

O jogo

Logo aos três minutos, uma bela triangulação objetiva com a participação do atacante Dinda, do volante Cristiano e do lateral-direito Sabará. Na continuidade do lance, a bola sobrou para o estreante Carlos Alberto. O meia-atacante finalizou da meia-lua e o goleiro Paulo César realizou uma excelente intervenção, mandando a bola para escanteio. Sabará foi para a cobrança e o goleiro Alvinegro afastou o perigo.

Aos 5 minutos, novamente o Santa Rita levou perigo à meta do camisa 1. O atacante Daysinho em um ótimo passe por elevação encontrou o seu companheiro de ataque - Dinda, que na grande área, finalizou para nova defesa do goleiro Paulo César, mandando mais uma vez á linha de fundo.

Aos 10\', quase o ASA abre o marcador. O lateral-direito Sérgio - o homem das bolas paradas cobrou escanteio e o zagueiro Silvio, subiu sozinho e testou a bola. Para alívio do goleiro Valdiney, a redonda foi para fora. Aos 17\', o atacante Dinda fez o pivô e de costas para marcação tocou para o meia Carlos Alberto, que finalizou à esquerda do gol de Paulo César. O goleiro Alvinegro começava a ser o grande protagonista da partida. Ganhava todas as bolas pelo alto, além de praticar excelentes defesas.

O jogo estava muito equilibrado, com o Santa Rita pecando no mesmo fundamento das partidas anteriores: a finalização. E aos 21 minutos, o clube bocamatense pagou caro pela incompetência nas conclusões. Em um lance polêmico, o ASA abriu o marcador. O atacante Vitinha recebeu preciso lançamento do lateral-direito Sérgio e, por cobertura, já dentro da grande área, encobriu o goleiro Valdiney para abrir o marcador. Após o desfecho do lance, a defesa do Santa Rita reclamou de uma condução com a mão esquerda do atacante, principalmente o goleiro Valdiney, que estava de frente para o lance. Porém, o árbitro Francisco Carlos ignorou as reclamações e validou o gol. ASA 1x0 e festa do torcedor arapiraquense, que compareceu em grande número ao Estádio Olival Elias de Moraes.

O Santa Rita sentiu o golpe. Após o gol, a equipe deu uma esfriada. Passou a ser inoperante nas jogadas ofensivas. Porém, no último grande lance do primeiro tempo, a equipe bocamatense quase empatou a partida com um golaço. O volante Jacobina, guerreiro na marcação, acertou um chute maravilhoso da intermediária - sem deixar a bola cair. O goleiro Paulo César, atento no lance, mandou a bola para escanteio.

Antes do apito final, o técnico Vica sentiu-se obrigado a realizar a primeira alteração do jogo. Aos 44 minutos, o zagueiro Silvio teve que deixar o gramado com uma lesão no músculo adutor da coxa. Em seu lugar, entrou o lateral-direito Toninho. Final de primeiro tempo: ASA 1x0.

Autor do gol dar a entender que dominou com a mão

Ao sair para o vestiário, o atacante Vitinha foi perguntado: Dominou na mão? Ele respondeu: "Eu fiz o gol. E é isso o importante."

Segundo tempo

O Santa Rita voltou para a segunda etapa com a mesma formação. Enquanto que o técnico Vica, optou em dar uma maior consistência ao setor de meio-campo, sacando o atacante Tiago e colocando meia Elton Morelato - grandalhão de 1,93m.

A etapa final começou com o Santa Rita partindo para cima em busca da igualdade no marcador. E logo aos quatro minutos, após levantamento para a área, o atacante Dinda subiu sozinho e, na marca do pênalti, desviou de cabeça. Porém, no centro do gol de Paulo César, que com tranquilidade fez a intervenção. O Santa Rita ocupava melhores os espaços do campo, pressionava a equipe Alvinegra, que ficava toda retraída no campo de defesa, buscando explorar apenas os contragolpes, principalmente na velocidade do atacante Vitinha.

Aos 12 minutos, quando o técnico Manuel Pinheiro mexeu pela primeira vez na equipe: sacando o meia Cleiton e colocando o atacante Thiago - passando a jogar com três atacantes -, o Santa Rita partiu com tudo ou nada para cima, encurralando o ASA em seu campo defensivo.

Com a mudança, Thiago deu uma maior mobilidade ao ataque. E o Santa Rita, até já fazia por onde merecer a igualdade no marcador. E aos 23 minutos, após muita insistência, a equipe bocamatense foi premiada. O lance começou com o atacante Daysinho, que recuperou a posse de bola e chutou. Na sequência, a redonda sobrou para o lateral-esquerdo Arlindo que finalizou de fora da área. O goleiro Paulo César bateu roupa e, na velocidade, o meia Carlos Alberto pegou o rebote do arqueiro e, de cabeça, estufou a rede arapiraquense para empatar a partida. Empate do Santa Rita e festa da torcida bocamatense, que compareceu em excelente público ao Estádio Olival Elias.

Após o empate, o Santa Rita foi tentar buscar a virada. A equipe pressionou, criou oportunidades. Porém, faltou combinar com a redonda para ela entrar no gol. E, aos 38 minutos, em um dos raros lances do ASA na partida, a equipe Alvinegra passou a frente novamente no placar. Em falha da defesa rubro-negra, o atacante Kaká - que entrou no segundo tempo no lugar do lateral-direito Sérgio, foi derrubado dentro da área. Pênalti assinalado por Francisco Carlos do Nascimento. Aliás, a terceira penalidade máxima contra o Santa Rita no Estadual - uma em cada partida -, das quais, duas foram convertidas e uma desperdiçada. Um minuto depois, o grandalhão Elton Morelato, de 1,93m, foi para a cobrança e com categoria, bateu no canto esquerdo, deslocando o goleiro Valdiney, que pulou no lado contrário. ASA 2x1 e a torcida arapiraquense voltava a fazer a festa na Cidade das Serras.

Após o gol, a torcida rubro-negra começou a deixar as dependências do estádio, já não acreditando mais na igualdade do marcador. Ao ASA, restou se defender e segurar o resultado. Enquanto o Santa Rita, tentou, pressionou, buscou o gol de empate, mas, não foi dessa vez que a equipe somou os três primeiros pontos no Campeonato Alagoano. Final de jogo em Boca da Mata: ASA 2x1 Santa Rita.

Ficha técnica

Santa Rita 1x2 ASA - Campeonato Alagoano da 1ª Divisão 2011 - 3ª Rodada

Local: Estádio Olival Elias de Moraes, Boca da Mata-AL
Data: 23/01/2011 - Domingo
Horário: 15h15min (de Alagoas)

Arbitragem

Árbitro central: Francisco Carlos do Nascimento (CBF/AL)
Assistentes: Adeilton Guimarães da Hora e Esdras Mariano de Lima
4º Árbitro: Rafael Bruno Lima

Público pagante:
Público não-pagante:
Público total:
Renda:

Cartões amarelos: Arlindo (39\'/2ºT) - Santa Rita; André Medeiros (14\'/1ºT), Sérgio (22\'/1ºT), Rômulo (8\'/2ºT), Edson (28\'/2ºT) e Elton Morelato (44\'/2ºT).
Gols: Carlos Alberto aos 23 minutos segundo tempo - Santa Rita; Vitinha aos 21 minutos do primeiro tempo e Elton Morelato, de pênalti, aos 39 minutos do segundo tempo - ASA.

Equipes

Santa Rita: Valdiney, Sabará (Rafael - 32\'/2ºT), Rômulo, Rodolfo e Arlindo; Jacobina, Cristiano, Carlos Alberto e Cleiton (Thiago - 12\'/2ºT); Dinda e Daysinho (Michel - 37\'/2ºT).
Técnico: Manuel Pinheiro

ASA: Paulo César, Silvio (Toninho - 44/1ºT), Edson e André Nunes; Sérgio (Kaká - 26\'/2ºT), Marielson, Cal, Didira e André Medeiros; Vitinha e Tiago (Elton Morelato - Intervalo).
Técnico: Vica

por Robson Lessa | blog Passe Redondo

Comentários comentar agora ❯