03 Março 2021 - 22:18

Arcebispo alerta padres e fiéis sobre continuidade do distanciamento social

Carlos Roberto/ Pascom Arquidiocesana
Dom Antônio Muniz reforça que distanciamento deve ser mantido durante celebrações

Preocupado com o aumento de casos de Covid-19 e com o relaxamento da população no enfrentamento à pandemia, o arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes, alerta padres e fiéis que o protocolo sanitário para as celebrações, divulgado em julho de 2020, continua em vigor. Em tempo quaresmal, a Arquidiocese reforça que a realização da Via Sacra nas ruas deve ser suspensa. O Vaticano divulgou orientações para as celebrações da Semana Santa.

Um dia muito emocionante para os padres e fiéis foi 15 de agosto de 2020, quando se deu o retorno das celebrações com a presença dos fiéis, como foi definido pela Arquidiocese seguindo as determinações do Decreto Estadual nº 70.513, de 27 de julho de 2020. Até então, a participação era apenas virtual por meio das transmissões ao vivo da Pastoral da Comunicação.

O decreto com a flexibilização das regras e retomada das atividades nos templos católicos, atividades e serviços promulgou o Plano Arquidiocesano para a Reabertura das Igrejas, sendo as principais recomendações: a distância mínima entre os fiéis de um metro e meio, uso de máscara e álcool em gel, e a permanência de participação virtual, em casa, das pessoas acima de 60 anos, além das orientações específicas para os padres e as equipes de serviço que atuam durante as celebrações.

O arcebispo orienta que os padres e fiéis sigam as recomendações. “A pandemia não acabou, estamos acompanhando com tristeza o aumento no número de mortes e várias dioceses que já fecharam novamente as igrejas. Basta observar na rua e nos meios de comunicação que há um relaxamento, então é preciso ter compreensão e consciência, pois a vida é dom de Deus e precisamos cuidá-la. Portanto, neste momento o nosso protocolo continua o mesmo, nada mudou, basta que as regras sejam seguidas. A gente reza para que não seja necessário fechar novamente aqui também e é exatamente por isso que devemos ser prudentes”, expressou Dom Antônio Muniz.

Quaresma

A Arquidiocese de Maceió recomenda que a realização de Via Sacra nas ruas seja suspensa. As paróquias e comunidades devem optar pela oração de modo virtual ou na igreja seguindo o mesmo protocolo para as celebrações das missas. Confira os documentos:

Plano Arquidiocesano para a Reabertura das Igrejas

Decreto da flexibilização

Vaticano orienta sobre celebrações da Semana Santa

A Congregação para o Culto Divino, divulgou que continua válido o Decreto do Dicastério, a pedido do Papa Francisco, de 25 de março de 2020, com orientações para as celebrações da Semana Santa. Continuam valendo, portanto, as indicações do ano passado para as celebrações do Domingo de Ramos, da Quinta-feira Santa e da Vigília Pascal, com adaptações diante da realidade de cada estado. Saiba mais sobre as normas aqui

por Thiago Aquino / Pascom Arquidiocesana

Comentários comentar agora ❯