09 Março 2024 - 20:31

SMS de Maceió oferece linhas de cuidado para prevenir e tratar a obesidade

Agência Brasil
Obesidade é hoje uma epidemia mundial

A obesidade é uma doença crônica que tem afetado pessoas de todas as idades e situações sociais no mundo, trazendo com ela, grandes desafios. O maior deles está no fato de que a comorbidade pode se comportar como fator de risco para o desenvolvimento de inúmeras outras enfermidades crônicas como, por exemplo, diabetes, doenças cardiovasculares e, até, câncer.

Para enfrentar o problema em Maceió, a Saúde do município desenvolve sério trabalho que envolve estratégias como ações educativas e oferta de assistência integral à população em todas as fases evolutivas da enfermidade.

Dentre os serviços ofertados no Município para os maceioenses, a Saúde dispõe das unidades de saúde com profissionais qualificados que promovem grupos com atividades de promoção à saúde como oficinas, dinâmicas e palestras que mantém o tema em discussão para ampliação do conhecimento da comunidade.

Nas unidades com Estratégia de Saúde da Família, por exemplo, a população conta com as equipes multiprofissionais da Atenção Primária (eMulti), compostas por inúmeros profissionais de diferentes áreas, dentre eles 10 educadores físicos e 12 nutricionistas, que trabalham promoção e prevenção da saúde e desenvolvem grupos de práticas corporais nos oito Distritos Sanitários da cidade.

O exercício físico também é bastante incentivado nos 16 Núcleos de Atividade Física da Secretaria de Saúde de Maceió. O projeto, que tem a finalidade de promover o acesso gratuito da população à prática de exercícios para a promoção de hábitos saudáveis, é freqüentado em maior número por pacientes hipertensos, diabéticos e pessoas obesas ou com sobrepeso, oferecendo serviços como ginástica geral e localizada, avaliações físicas de saúde e oficinas de educação em saúde em 18 bairros de Maceió.

Recentemente, também foram criados os grupos de prevenção da obesidade nas unidades de saúde do 6º Distrito Sanitário e do 1º Distrito Sanitário de Maceió. Os grupos contam com reuniões mensais, durante um ano, e ofertam atividades educativas e acompanhamento multiprofissional dos participantes para prevenir o desenvolvimento da comorbidade.

As unidades de saúde também prestam assistência aos maceioenses que já desenvolveram a obesidade. Médicos, enfermeiros, nutricionistas, dentre outras especialidades formam uma equipe multidisciplinar que oferta atendimento, todos os dias da semana, ao usuário com casos leves de obesidade em Maceió.

Assistência a casos complexos de obesidade

Usuários com alto risco de complicações decorrentes da doença, são atendidos no Centro de Referência em Doenças Crônicas – Diabetes, Obesidade e Hipertensão (CDOHC).

Situado no Bloco B do Pam Salgadinho, a unidade atende pacientes que apresentem complicações decorrentes de uma das três comorbidades. O local conta com equipe multiprofissional composta por profissionais como cardiologistas, endocrinologistas, nutrólogos, nutricionistas, assistentes sociais e educador físico.

Como função principal, o CEDOCH visa qualificar o atendimento já oferecido à população na Atenção Primária. O atendimento, neste caso, é disponibilizado a pessoas que evoluem para quadros mais graves da doença.

Tem acesso ao serviço o usuário que é encaminhado, por meio de relatórios de referência, pela unidade de saúde que já faz o acompanhamento da doença do paciente.

por SMS Maceió

Comentários comentar agora ❯