03 Agosto 2012 - 08:53

Alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico iniciam cursos

Uma nova etapa nas vidas de 480 jovens estudantes do 2º ano do Ensino Médio da rede estadual de ensino teve início na última quarta-feira, dia 1º. Eles estão matriculados em um dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e, após as aulas de nivelamento em Português e Matemática ofertado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) de maio a junho deste ano, começaram a fase do ensino técnico nas unidades de Maceió e Arapiraca do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Durante a aula inaugural para as turmas do Centro de Formação Profissional Gustavo Paiva, no bairro do Poço, em Maceió, o diretor das Unidades Operacionais do Senai Alagoas, Marcelo Carvalho, afirmou que os estudantes terão a oportunidade de ampliar conhecimentos numa instituição de ensino que “investe muito nos alunos”.

Ex-aluno do Senai, Carvalho citou a Olimpíada do Conhecimento, competição nacional de aprendizagem industrial na qual o Senai/AL é destaque, e o Worldskills, esta de âmbito mundial, na qual alagoanos já trouxeram medalhas para o Brasil, como provas do alto nível da instituição. “Esperamos que vocês sejam muito felizes e aproveitem a oportunidade”, frisou o diretor.

Eduardo Monteiro de Lima, 16 anos, estudante da Escola Estadual Moreira e Silva, localizada no Cepa, escolheu o curso de Técnico em Eletrônica. O jovem disse que vai se empenhar para aprender a nova profissão e quer muito mais do que uma vaga no mercado de trabalho. “Sonho em me sentir satisfeito e realizado com a minha profissão”, afirmou.

Aos 18 anos, Maria Carolina Nogueira de Souza estuda na Escola Estadual Professora Anaías de Lima Andrade, no Vergel do Lago, e vai fazer o curso de Eletromecânica no Senai. Para ela, a iniciativa é uma oportunidade de avançar na conquista da cidadania. “Vou batalhar por um emprego formal, pois ter carteira assinada é assegurar direitos e viver melhor”, disse. No início de 2014, os jovens estarão aptos para ingressar no mercado de trabalho.

Pronatec – É uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), coordenada no Estado pela Secretaria da Educação e do Esporte (SEE), que tem entre os parceiros locais o Sistema Fiea. O objetivo principal da ação – que também tem como públicos usuários do Bolsa-Família, seus dependentes e beneficiários do Seguro-Desemprego –, é expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira.
 

por Wagner Melo/Sistema Fiea

Comentários comentar agora ❯