03 Agosto 2018 - 16:25

Prêmio Fiesp/Sesi-SP de Cinema e TV anuncia vencedores do cinema nacional

"Peixonauta" foi escolhido pelo júri popular como melhor filme do 12º Prêmio Fiesp/Sesi-SP de Cinema e TV, cujos vencedores foram anunciados nesta terça-feira, 31 de julho, no Teatro do Sesi-SP, em São Paulo. Na votação por relevância artística, "Bingo – O rei das manhãs" levou como melhor filme de ficção, o Troféu Anselmo (homenagem a Anselmo Duarte, ator, diretor e roteirista de cinema).

Entre os campeões de bilheteria do cinema, o premiado foi "Minha Mãe é uma Peça 2", da Migdal Filmes, cujo troféu foi entregue pelo diretor-presidente da ANCINE, Christian de Castro. "Malasartes" foi eleita a melhor série de ficção para TV aberta. Maria Ribeiro (de "Como Nossos Pais") foi escolhida melhor atriz de cinema, e Vladimir Brichta ("Bingo, o Rei das Manhãs"), melhor ator de cinema.

O Prêmio Fiesp/Sesi-SP de Cinema e TV é uma iniciativa da Fiesp, do Sesi-SP e do Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (Siaesp) para valorizar a produção audiovisual brasileira. Nesta 12ª edição homenageou as produções do cinema e TV brasileiras lançadas em 2016, 2017 e até março de 2018. A premiação reconhece os melhores em cada categoria: ficção, documentário, animação, série, curta-metragem, diretor, atriz, ator e Produções para TV.

Neste ano, o troféu fez uma homenagem a Anselmo Duarte (1920 – 2009) – primeiro cineasta brasileiro a ganhar a Palma de Ouro no Festival de Cannes com o filme “O Pagador de Promessas”, em 1962. Novas categorias também foram incluídas na premiação, prestigiando também as produções audiovisuais de seriados realizados por produtoras brasileiras para televisão aberta e fechada e com distribuição em plataformas OTT (Over The Top).

O ator e produtor Renato Aragão, escolhido como a personalidade do ano; o cineasta precursor do Cinema Novo, Nelson Pereira dos Santos (1928 – 2018); e o diretor Roberto Farias (1932 – 2018) – ambos pelo conjunto de vida e obra – foram os grandes homenageados da noite.

Ao todo, a comissão julgadora e o público avaliaram 59 produções nacionais, lançadas entre os anos de 2016 e 2018.

A escolha dos vencedores ficou a cargo de um júri composto por membros do Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (Siaesp), do Júri Especial, formado por jornalistas especializados (Guilherme Werneck, Helô D’Angelo e Marcelo Hessel), para escolha do curta-metragem vencedor, e do júri popular, para eleger Melhor Filme e Melhor Série.

por Agência Brasil

Comentários comentar agora ❯