06 Janeiro 2010 - 20:26

Casal inicia pesquisa de vazamentos em Maceió

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) inicia nesta quinta-feira, 7, pesquisa de vazamentos e perdas não-visíveis na área de abrangência no reservatório R-4, situado no bairro do Farol, em Maceió. Esse trabalho, que será executado pela Enops Engenharia S.A., empresa especializada na área de detecção de vazamentos, faz parte do convênio firmado entre a Casal e a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Nos serviços serão utilizados equipamentos eletrônicos modernos baseados em geofonamento e ultrassom, conforme informou o coordenador de Engenharia na Enops, Eng° Adilson Luidge.

O convênio Casal-Sabesp, assinado em 14 de agosto do ano passado pelos governadores Teotonio Vilela, de Alagoas, e José Serra, de São Paulo, prevê uma redução de 15% nas perdas em um período de 18 meses. Atualmente, o índice de perdas - visíveis e não-visíveis - nos sistemas da Casal gira em torno de 55%. O convênio estabelece também reparos de vazamentos, recadastramento e fiscalização de ligações, aumento de eficiência da micromedição e setorização da rede de distribuição de água de Maceió.

De acordo com o vice-presidente de Gestão Operacional da Casal, Álvaro Menezes, os trabalhos que se iniciam, além de inserir a Casal no que há de mais moderno na práticas de gestão operacional, serão fundamentais para melhorar a distribuição de água para os seus clientes em toda a cidade. Os índices de perdas por ligação aceitáveis, segundo Menezes, chegam no máximo a 500 litros por ligação/dia; em Maceió, há bairros, como o Benedito Bentes, onde se atinge 2.000 litros por ligação/dia, o que provoca também falta de água.

Menezes afirma ainda quem os trabalhos da Enops poderão, em alguns casos, necessitar acesso a área interna de imóveis para medição e instalação de equipamentos. Nesses casos, os proprietários dos imóveis deverão pedir que cada um se identifique, comprovando que está a serviço da Casal.

 

por Casal

Comentários comentar agora ❯