06 Agosto 2012 - 23:45

Alunos do Cepa participam do II Intercâmbio Cultural e Esportivo

Raul Plácido/SEE

A solenidade de abertura do II Intercâmbio Cultural e Esportivo do Centro de Pesquisas Aplicadas (Cepa) reuniu, nesta segunda-feira (6), centenas de estudantes das 11 escolas no ginásio do complexo educacional. O secretário Adriano Soares presidiu a mesa de honra da solenidade, acompanhado por professores, coordenadores e técnicos pedagógicos da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE). Entre os dias 6 e 11 de agosto, os alunos participarão de atividades de incentivo ao esporte e à cultura da paz, temas que norteiam o projeto.

O ato solene de abertura teve início com o desfile dos atletas representando todas as escolas do Cepa. A programação contou, ainda, com desfile das bandeiras, execução do hino nacional, acendimento da pira olímpica, juramento dos atletas e apresentações artísticas de ginástica rítmica.

O secretário Adriano Soares falou aos jovens sobre a importância de competir e participar e ressaltou o poder dos estudos e do esporte para o desenvolvimento como cidadão. “Vocês foram feitos para vencer, seja no esporte, seja na vida. Quando a derrota vem, devemos fazer dela um aprendizado para conquistar a tão sonhada vitória. Os estudos e o esporte podem levar todos nós a esse caminho”, enfatizou Soares.

“Façam desse momento uma oportunidade para fortalecer a amizade e a interação”, complementou o secretário, declarando aberto o evento.

O projeto

O Intercâmbio Cultural e esportivo é um projeto criado e desenvolvido pela 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). A intenção da iniciativa, entre outros objetivos, é fomentar a prática da cultura da paz e do esporte escolar com fins educativos, contribuindo para o desenvolvimento integral do aluno como ser social democrático e participante.

De acordo com a coordenadora da 15ª CRE, Márcia Dantas, as atividades culturais promovem, sobretudo a integração entre todas as escolas, uma vez que faz com que alunos visitem as outras unidades do Cepa e interajam com outros jovens. “Ano passado, quando o projeto foi implantado, percebemos o quão positivo ele foi para disseminar a paz dentro do Cepa e fortalecer o esporte com nossos jovens. O Intercâmbio representa uma metodologia de trabalho que vem para difundir,no ambiente escolar, a paz, o respeito e a tolerância”, explica Márcia.

Os jovens também vão participar de palestras educativas, produções textuais e distribuição de panfletos sobre a Campanha do Desarmamento. A prática do esporte envolve as modalidades atletismo, natação, xadrez, futsal, queimado e voleibol misto, divididos em categorias de acordo com a faixa etária.
 

por Tayana Moura/SEE

Comentários comentar agora ❯