07 Novembro 2019 - 21:57

Bienal: equipes recebem alunos com atividades educativas

Milhares de estudantes da Rede de Ensino de Maceió e do interior do estado estão visitando a 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas para aproveitar a programação diversificada que está movimentando as ruas do histórico bairro de Jaraguá. Para recepcionar as caravanas que chegam ao local do evento, a equipe de Educação da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) vem desenvolvendo uma série de atividades lúdicas com o intuito de conscientizar os alunos.

Durante a abordagem, os estudantes participam de um minicircuito de trânsito, onde são alertados sobre a importância da construção de um trânsito mais humano e seguro, bem como a conduta que deve ser adotada nas vias. Ainda durante a acolhida, as equipes de Educação da Superintendência realizam pintura facial e disponibilizam jogos da memória, dominós e quebra-cabeça para desenvolver o lado cognitivo dos jovens.

O estudante Erivaldo Júnior, de 11 anos, veio do município de Junqueiro e foi recepcionado pelas equipes da SMTT. “Eu gostei muito dessas brincadeiras porque elas me fizeram refletir e aprender sobre o trânsito. Aqui eu aprendi a importância de utilizar o cinto de segurança quando estiver num carro. Também aprendi que a forma correta de atravessar uma rua é pela faixa de pedestre e que devemos respeitar o próximo no trânsito. Estou me divertindo bastante com os meus amigos”, contou.

Responsável pela caravana de Junqueiro, o professor Josemar Soares também aprovou a iniciativa da SMTT. “Isso é muito importante, pois através das atividades lúdicas, os alunos conseguem aprender com mais facilidade e levam os ensinamentos para a vida pessoal também”, ressaltou o educador.

Além do conhecimento que é adquirido, os participantes acolhidos pelas equipes de Educação da SMTT também recebem brindes do Projeto Vida no Trânsito. Para que a conscientização chegue a todos os públicos, os arte-educadores da Superintendência personalizam a ação para torná-la ainda mais atrativa ao público mais jovem.

“Por serem pequenos, pela ludicidade dos jogos, a gente consegue passar mensagens de conscientização aos estudantes de forma mais efetiva. O objetivo é transmitir os cuidados que devem ser tomados no trânsito, por isso adaptamos o conteúdo que é trabalhado diariamente para este público, já que por meio de palestras eles certamente se dispersariam”, explicou Carlos Melo, arte-educador da SMTT.

por Secom - Maceió

Comentários comentar agora ❯