08 Janeiro 2013 - 10:23

Vídeo de alunos do Cepa ajuda divulgar Observatório Astronômico

Valdir Rocha
Marcelo Anthony Vieira, um dos produtores do vídeo, explica como foi produzido o documentário

Com uma ideia na cabeça e uma câmara na mão – como preconizava o cineasta baiano Gláuber Rocha – um grupo de alunos da Escola Estadual Laura Dantas foi à luta e produziu um vídeo documentário sobre o Observatório Astronômico do Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa).

Produzido com o apoio do Ateliê Sesc de Cinema, o documentário conta a história do Observatório e pode ser visto pela internet, por meio do YouTube. O documentário está ajudando a divulgar o Observatório, que no ano passado bateu recorde de visitas, em comparação com os anos anteriores.

Em 2012, mais de 17 mil pessoas visitaram as atividades do Observatório Astronômico, dentro e fora das suas instalações, que ficam localizadas no Cepa, em Maceió.

“Esse número representa muito mais gente do que os 14 mil visitantes registrados no ano anterior, em 2011”, destaca o coordenador do Observatório, Adriano Aubert, que é professor de Física.

Segundo ele, apesar de ter sido lançado no final do ano passado, o vídeo documentário ajudou a aumentar o interesse dos estudantes pelo Observatório Astronômico e está contribuindo com a sua divulgação.

O professor disse ainda que a tendência é esse interesse aumentar ainda mais, já que o documentário vem sendo muito acessado na internet. De acordo com o estudante Marcelo Anthony Vieira, 13 anos, um dos cinco autores do documentário, a ideia do tema surgiu durante as aulas do Ateliê Sesc de Cinema.

"Depois que a professora aprovou a sugestão que eu dei, partimos para a realização do filme, captando as imagens e fazendo as entrevistas”, conta Anthony.

Assinam também direção do vídeo, que tem duração de dez minutos, os estudantes Alan Batista, Bruno Marinho, José Alexandre Neto e Luis Fernando Matias. Todos, alunos da 7ª Série da Escola Laura Dantas.

Para Adriano Aubert, a iniciativa dos alunos do Laura Dantas vai estreitar ainda mais a relação da comunidade estudantil com o Observatório.

“Essa interação deve ajudar a aumentar ainda mais o público das nossas atividades, dos nossos cursos, oficinas e exposições, a partir de 2013", aposta o coordenador do Observatório.

Para ampliar a visitação, a Secretaria Estadual de Educação e Esporte está providenciando para este ano o conserto de um telescópio e a reforma das instalações do Observatório Astronômico do Cepa.

Link para acessar o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=_W75tcHxpzs
 

por Agência Brasil

Comentários comentar agora ❯