08 Março 2024 - 09:30

Palestra sobre panorama da educação marca encerramento da Jornada Pedagógica 2024

A conferência “O panorama da educação nacional, nossos dados, nossos instrumentos estratégicos de avaliação", ministrada pelo professor e consultor Renato Casagrande, presidente do Instituto Casagrande, encerrou, na noite da última quarta-feira (6), a Jornada Pedagógica 2024, organizada pela Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), em parceria com a Fundepes e outras entidades como o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

Foram três dias de uma programação intensa e diversificada, entre apresentações culturais, palestras, formações e mesas-redondas, distribuídas em 10 salas temáticas, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, para um público de milhares de professores, diretores, coordenadores pedagógicos e outros profissionais da educação pública de Maceió.

“Estou muito feliz, com a sensação de que cumprimos com o objetivo da jornada, porque, como eu falei no primeiro dia, o nosso propósito é melhorar a aprendizagem dos nossos alunos, é transformar a vida dessas crianças e desses jovens através da educação. Isso é o que eu acredito”, destacou a secretária municipal de Educação, Jó Pereira, no encerramento do evento.

A secretária também agradeceu à equipe técnica da Semed e aos parceiros da Jornada, especialmente a Fundepes e o Unicef. “O Unicef tem sido fundamental na estruturação da busca ativa na nossa rede e quando nos unimos com a Fundepes, fazemos muita coisa acontecer. Que 2024 seja um ano de muita parceria, que a gente caminhe junto, pelo mesmo propósito, cada um exercendo a sua função. O professor, o coordenador, o diretor, eu como secretária, o auxiliar do serviço geral, a merendeira. Cada um fazendo aquilo que sabe fazer melhor e que eu espero que seja de coração. Paulo Freire disse que a educação é um ato de amor. Então, que cada um que faça aquilo que ama fazer, porque eu estou fazendo”, finalizou.

Em sua palestra, o professor Renato Casagrande falou sobre o panorama da educação nacional e “os resultados colhidos desde a Constituição de 1988, quando tivemos a proposta de uma educação inclusiva e agora, com a chegada da inteligência artificial, que a gente fala muito em educação humanizada, humanizadora”.

Da programação do último dia do evento também fizeram parte homenagens aos professores Zezito e Rosário de Fátima, que receberam – cada um deles – um cordel contando sua história como educador e educadora; uma apresentação artística interativa, organizada por servidores da Biblioteca Carlos Moliterno, da obra "A Terra dos Meninos Pelados", de Graciliano Ramos; uma homenagem à consultora Rita Ippolito, uma das responsáveis pela organização da Jornada Pedagógica 2024; e, por fim, o sorteio de 10 iPhones e duas diárias em um hotel no Francês a professores dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, ainda como parte do projeto Se Liga no Ideb.

por Secom - Maceió

Comentários comentar agora ❯