12 Junho 2011 - 10:25

Projeto Cidade Educar será lançado nesta segunda pela Prefeitura de Maceió

Batizado de Cidade Educar, o Projeto de Cooperação Técnica estabelecido entre o Ministério da Educação (MEC), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), será apresentado aos diversos setores da sociedade maceioense, de 13 a 17 deste mês, no Hotel Atlantic. O projeto Cidade Educar representa um esforço interinstitucional com o objetivo promover a melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos da educação básica e nos indicadores educacionais do município.

Segundo a chefe de gabinete da Semed, Josefa Conceição, coordenadora local do projeto, a metodologia utilizada para a elaboração dos documentos propositivos teve como objetivo propiciar aos técnicos da Semed a ampliação de seus conhecimentos com relação ao objeto de cada ação e garantir maior discernimento na construção das propostas. “Essa forma de trabalho oportunizou o desenvolvimento e o aprimoramento das capacidades técnicas das equipes locais e a apropriação das soluções propostas, favorecendo a continuidade e a sustentabilidade do processo de mudança”, disse.

Josefa afirmou ainda que o evento tem como objetivo apresentar esse trabalho à sociedade, fazendo com que ela perceba que a Semed está desenvolvendo ações voltadas para a melhoria do ensino público municipal. “É necessário o comparecimento de todos para que exista discussão sobre o conteúdo produzido e assim haja colaboração, pois a sociedade civil organizada tem outro olhar e durante o evento pode oferecer contribuições e sugestões”, enfatizou Josefa.

O projeto elaborado por técnicos da Semed, com o apoio de especialistas contratados pelo PNUD, foi organizado tendo como eixos estruturantes as quatro dimensões do Plano de Ações Articuladas (PAR), estabelecido pelo MEC: Gestão Educacional; Formação Continuada de Professores e dos Profissionais de Serviços e de Apoio Escolar; Práticas Pedagógicas e Avaliação; e Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos, totalizando 17 ações. Essas dimensões contemplam ações consideradas essenciais ao aprimoramento dos serviços educacionais prestados pela Semed à população de Maceió.

por Roberto Lopes

Comentários comentar agora ❯