17 Abril 2013 - 11:53

Uncisal disponibiliza tratamento gratuito para vitiligo único no Nordeste

Ascom - Sesau
Aparelho utilizado é de última geração

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) está disponibilizando, desde março, tratamento gratuito para vitiligo, psoríase e outras dermatoses. O aparelho usado no combate dessas doenças de pele foi adquirido pelo Governo do Estado através da Secretaria da Saúde e utiliza uma técnica de fototerapia com luz UVB.

A iniciativa de solicitar o aparelho partiu da equipe de dermatologia da Uncisal. “Analisamos a eficácia do tratamento, em comparação com outros, e vimos que é um sistema eficaz e seguro. Possui aplicações precisas e ainda há possibilidades de tratar áreas de difícil acesso, como cotovelos e joelhos, devido aos vários tamanhos das janelas que direcionam a luz nas lesões”, afirmou o médico Luiz Alberto Fonseca de Lima, professor da Uncisal e chefe de residência em Dermatologia do Hospital Hélvio Auto. “Rapidamente a proposta foi acatada e o Governo adquiriu o aparelho, conhecido como Sistema Excimer 308”, completou Luiz Alberto.

O aparelho, considerado de última geração, focaliza a luz diretamente sobre as lesões, deixando intacta a pele saudável. Com a precisão das aplicações, não há risco algum de envelhecimento precoce da pele, como em tratamentos com outras lâmpadas de fototerapia, nem há efeitos adversos, como no uso de medicamentos orais. Qualquer pessoa que possua vitiligo ou outras dermatoses pode se beneficiar com o tratamento, realizado no Hospital Escola Hélvio Auto, no Trapiche da Barra. No próprio consultório, o médico fará um programa especial para cada caso, baseado no estágio das lesões e, a partir daí, se iniciam as sessões.

“O Governo do Estado realizou essa parceria com a Uncisal pela importância de investimentos na área da Saúde e, principalmente, por poder oferecer um tratamento como esse, sem custo para a população, já que não existe, no Nordeste, nenhum outro hospital que disponibilize este tipo de tratamento gratuitamente, como o Hospital Escola Helvio Auto”, afirmou o secretário de Saúde, Jorge Villas Bôas.
 

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯

  • SELMA Gostaria de um contato desse hospital ou de algum meio de entrar em contato com esse pessoal pra poder ter uma informação sob o tratamento. alguém sabe? (Tenho um parente q tem vitiligo)