18 Outubro 2012 - 08:43

Secretaria do Trabalho e Sebrae capacitam jovens do Pronatec

Divulgação
Secretário diz que o objetivo é realizar sonhos e mostrar a dimensão das oportunidades

O secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional, Alberto Sextafeira, abriu o seminário “Se Liga no Futuro”, promovido nesta quarta-feira (18) no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para 400 jovens e adultos, entre 16 e 59 anos, contemplados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec. A iniciativa conta com a parceria do Sebrae e acontece também na próxima sexta-feira (18), no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai Poço.

Com foco no incentivo ao empreendedorismo, o seminário “Se liga no futuro” foi idealizado para Alagoas como mais uma oportunidade de geração de emprego e renda. “Fiquei empolgado pela iniciativa depois que conheci a capacitação que é dada a jovens em São Paulo, onde são formados cerca de 20 mil novos empreendedores. Os alagoanos precisam ter acesso a essas ideias inovadoras para que no futuro sejam donos do seu próprio negócio”, explicou Alberto Sextafeira.

O secretário explicou ainda que a iniciativa, aliada a do governo federal por meio dos cursos de capacitação do Pronatec, foi pensada com o objetivo de realizar sonhos e mostrar a dimensão das oportunidades. Em parceria com o Sebrae, que de pronto abraçou a causa, estamos plantando uma sementezinha na cabeça dessas 400 pessoas, mas nosso objetivo é que no futuro essa ação seja permanente”, completou.

No auditório lotado estava Marcelo Bezerra, que está atualmente desempregado e recebendo o seguro-desemprego. Ao ouvir a palestra do consultor do Sebrae, Orlando Lins, ele disse que chegou no seminário para cumprir uma obrigação, mas diante das informações percebeu a importância daquele momento, já que inovaria na sua vida e buscaria outras fontes de renda.

“Nunca pensei em ser empreendedor, até porque não tenho renda para isso. Mas no seminário “Se liga no futuro” estou percebendo que o próprio negócio tem mudado a vida de muitas pessoas”, reconhece o aluno do Pronatec. A descoberta de Marcelo está atrelada à apresentação feita pelo consultor Orlando Lins, que colocou à disposição dos alunos vários casos de sucesso, com imagens e depoimentos de pessoas que estão se dando bem profissionalmente, a partir do próprio negócio, principalmente com ações que fazem a diferença em profissões já conhecidas.

Como exemplo, foi mostrado o negócio de um pipoqueiro de Curitiba que se utiliza de novas ferramentas, a exemplo do cartão fidelidade, o óleo com menos colesterol, entre outras iniciativas. “Este seminário é uma grande oportunidade para essas pessoas e espero que elas agarrem-na. Trata-se de uma ação de superação para o futuro, porque estamos com a proposta de plantar o que eles irão colher em breve”, afirmou o consultor.

Após o seminário, 100 participantes serão contemplados, ainda este ano, com o curso “Crescendo e Empreendendo”, promovido pelo Sebrae durante três dias, com total de 12 horas. “O Sebrae acredita no empreendedorismo juvenil e o maior objetivo é fazer com que essas pessoas percebam como podem mudar a realidade de Alagoas e isso só acontece com atitude”, disse a diretora técnica do Sebrae, Renata Fonseca.

Segundo ela, cerca de 98% das empresas registradas são micro ou pequenas empresas e 70% dos empregos são gerados por elas. “Nesse curso, eles terão a chance de ter uma formação técnica e a possibilidade de perceber que o mundo é maior que a sala de aula que frequentam”, concluiu.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯