20 Outubro 2011 - 17:09

Centro Profissionalizante será inaugurado em Maceió

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), já finaliza os trabalhos para a inauguração do Centro Profissionalizante Aurélio Buarque de Hollanda. A previsão é que a escola situada na Colina dos Eucaliptos, em Maceió, já comece a funcionar na primeira quinzena de novembro.

Serão ofertadas, inicialmente, 760 vagas por meio da parceria entre a SEE e o Serviço Nacional do Comércio (Senac). “A abertura desta escola é uma conquista para a Educação. Temos trabalhado duro para oferecer aos jovens e adultos de Alagoas melhores condições de vida por meio de investimentos na formação profissional gratuita”, ressaltou o secretário Adriano Soares.

O secretário adiantou ainda que, com o funcionamento desta escola, o Governo trabalha agora para a ampliação da oferta de vagas. “Temos recursos garantidos para a construção de mais centros profissionalizantes no Estado já no ano que vem, ampliando a oferta de vagas e, assim, dando possibilidade aos alagoanos de espaço no mercado de trabalho”, reforçou.

Nesta primeira fase, serão oferecidos 18 cursos: 5 na área de Informática, 11 em Hospitalidade e Lazer e 2 em Gestão e Negócios. Para a superintendente de Políticas Educacionais da SEE, professora Maria Valéria Barros, a abertura da escola é uma conquista. “Fizemos um esforço concentrado para viabilizar a realização das aulas. Se não fosse o compromisso do Governo e o apoio irrestrito do secretário não teríamos chegado lá”, frisou ela.

A professora lembrou que além destas turmas, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte estará ofertando mais 5 mil vagas por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) com o apoio do Ministério da Educação. “Com o Pronatec, os alunos do ensino médio terminarão seus estudos e terão chances de emprego. Serão 4 mil vagas em Maceió e outras mil distribuídas em Arapiraca, Coruripe, São Miguel dos Campos e Viçosa”, completou.

Numa reunião, nesta quarta-feira (26), diretores de 51 escolas estaduais de Maceió que serão atendidas pelo Pronatec participaram de um encontro com técnicos e consultores do Ministério da Educação. Na pauta, foram apresentadas as diretrizes do programa e como ela irá funcionar em Alagoas.

“Eu já vim em Alagoas quatro vezes, mas esta é a primeira vez que saio encantada com a determinação que eu vi na secretaria para que a educação profissionalizante dê certo”, destacou a consultora da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Taniamá Vieira. “Eu agora acredito que a educação de Alagoas irá mudar, diante dos investimentos e do trabalho que tem sido desenvolvido. E a formação de cidadãos para o trabalho é fundamental neste caminho”, destacou.
 

por Lucy Oliveira/SEE

Comentários comentar agora ❯