23 Junho 2012 - 14:07

Sepaz apresenta planejamento de ações a Comitê do Desarmamento

Ascom- Agência Alagoas
Reunião de apresentação das propostas para a Campanha do Desarmamento

Em reunião na manhã desta sexta-feira (22), a Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz) apresentou ao Comitê Alagoano pelo Desarmamento as propostas de ações da secretaria para a campanha de desarmamento no Estado. O superintendente de Promoção da Cultura de Paz, Adalberon Sá Júnior, deixou claro para os representantes da sociedade civil e do Estado que esta é uma prioridade para a pasta.

 

“O desarmamento está sendo tratado como prioridade pela Sepaz para a promoção da cultura de paz. Além das campanhas de conscientização e informação, estamos providenciando um ônibus para atuar como unidade itinerante para recolhimento de armas”, explicou Adalberon.

 

A ideia é simples: um micro-ônibus devidamente customizado com a identidade visual da Campanha do Desarmamento vai visitar bairros e cidades em datas pré-agendadas para facilitar a entrega das armas por parte dos cidadãos que queiram aderir à campanha. As armas serão imediatamente inutilizadas – sob a supervisão de um agente de polícia – e a indenização será feita no ato. O anonimato da entrega continua garantido, assim como nos 23 postos de coleta convencionais.

 

“Este ônibus atuará junto ao Comitê, que será nosso parceiro nesse trabalho de convencer a população que ter uma arma em casa representa mais perigo que proteção. Além disso, continuamos com nosso trabalho de sensibilização para cultura de paz. Desde o ano passado, temos trabalhado na promoção de conceitos que levem as pessoas a identificarem no seu dia a dia formas de fazer a paz acontecer. Com este trabalho do desarmamento, estamos dando continuidade ao projeto”, disse o superintendente.

Para o integrante do MovPaz e da Rede Desarma Brasil – movimento nacional pelo desarmamento, André Carnaúba, o auxílio da Secretaria da Paz é muito importante, mas nada pode ser feito sem a adesão da sociedade. “O desarmamento é uma das ferramentas para a diminuição dos homicídios porque, segundo dados do Ministério da Justiça, boa parte desses crimes foi praticada por pessoas sem antecedentes criminais que, por algum motivo fortuito como uma discussão ou uso de bebida alcóolica, pegam a arma que tem em casa e disparam”, explicou André.

 

Segundo o superintendente Adalberon Sá, novas reuniões devem acontecer para que sejam efetivadas as ações pelo desarmamento em Alagoas, reforçando, assim, a participação da Sepaz nas ações que visam reduzir os índices de homicídios e violência no estado.

 

Também estiveram presentes na reunião representantes das secretarias de Defesa Social e de Articulação Social, da Polícia Militar de Alagoas, além dos grupos da sociedade civil MovPaz, Maceió Voluntário, AABB Comunidade e Instituto de Formação Pesquisa Socioambiental e Segurança Pública (IFOSPAM).

por Ascom- Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯