25 Março 2024 - 16:27

Ciclovia da Fernandes Lima vai ganhar mil postes com iluminação em LED

Os passeios e atividades noturnas na Ciclovia da Avenida Fernandes Lima vão ganhar uma cara nova, a partir de mais uma ação da Prefeitura de Maceió. A Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina) vai executar, nesta terça-feira (26), as obras para implantação de mil postes de iluminação no local.

Os equipamentos serão instalados a partir da Praça Centenário e seguirão até a Bomba do Gonzaga, no Tabuleiro do Martins, em um trecho de aproximadamente 10 quilômetros. A primeira fase da obra, que tem previsão para durar 120 dias, vai contemplar a etapa de escavação e instalação de caixas de passagem e eletrodutos.

A diretora-presidente da Ilumina, Camila Porciúncula, destaca que a execução da obra vai ser realizada utilizando um processo de engenharia chamado Método Não Destrutivo (MND), para garantir que a rede seja instalada sem que haja prejuízo às raízes das árvores ou que seja quebrado o asfaltos das travessias de via que cruzam a Avenida Fernandes Lima.

“O maquinário está chegando de Recife e nós vamos dar andamento a uma obra complexa, mas pensada de forma sustentável e eficiente para a manutenção da paisagem natural e também o funcionamento de uma das principais vias da nossa cidade”, afirma Porciúncula.

Camila acrescenta que a iluminação pública de qualidade tem grande importância em ampliar a segurança viária e física para ciclistas e pedestres, que todos os dias transitam pelo canteiro central da Avenida Fernandes Lima.

“Apesar de ser uma mudança silenciosa, a iluminação tem um impacto direto na vida da população, a partir do momento em que é instalada. Imagine uma mulher fazendo esse trajeto no período da noite, um idoso que precisa atravessar a rua, o ciclista que está fazendo um longo caminho, então, você traz benefícios para toda a população ao auxiliar e facilitar a segurança pública, viária, a mobilidade urbana, ao proteger uma rede de pessoas mais vulneráveis. Nós ficamos muito orgulhosos de colocar a Ilumina à frente de um projeto como esse”, garante.

Ao final da obra, a ciclovia da Avenida Fernandes Lima receberá mil postes metálicos do tipo girafa que darão suporte a mil luminárias de LED com potência de 70W, com uma abrangência luminosa suficiente para clarear as áreas de pista e calçada do canteiro da via. 

por Secom - Maceió

Comentários comentar agora ❯