26 Novembro 2012 - 22:06

Vacinação antirrábica imuniza mais de 110 mil cães e gatos

Uma grande movimentação nos postos marcou, no último sábado (24), o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica, que atingiu um total de 110.686 animais, sendo 80.842 cães e 29.844 gatos imunizados contra a raiva. Realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Maceió(SMS), por meio da Diretoria de Vigilância à Saúde e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a campanha segue com a intensificação da vacina até o final desta semana.

Segundo o coordenador do CCZ, Charles Nunes e Silva, a população respondeu ao chamamento da campanha, garantindo mais um ano de imunização dos seus animais contra a doença, contribuindo para que Maceió continue a evitar a ocorrência de casos de raiva, que ainda tem o Nordeste como uma área endêmica. Ele lembra que a raiva causa a morte do animal em dez dias, por isso, é preciso sensibilizar a população continuamente, no sentido de manter o cuidado adequado, proporcionado pela vacinação anual.

“A campanha de vacinação tem sido uma estratégia bastante satisfatória, especialmente, se considerarmos sua amplitude, facilitando o acesso à medida de prevenção para todas as camadas da população”, reforça Charles Nunes.
A meta da campanha é vacinar, até o final da semana, cerca de 120 mil cães e gatos. No abertura oficial da campanha, no sábado, a SMS disponibilizou, das 8h às 17h, 200 postos instalados em unidades de saúde e em locais como escolas e associações de moradores. Durante toda a semana que antecedeu o “Dia D”, as equipes de vacinadores também estiveram percorrendo as áreas rurais do município, onde atingiram um total de 1.318 dos 2.500 animais que terão que ser imunizados nessas localidades, consideradas de difícil acesso.

Morando nas proximidades do CCZ, o autônomo Dorgival Mendes dos Santos contou que logo que soube da campanha se organizou para chegar cedo ao local e garantir a saúde dos cães Bob e Susi com a imunização gratuita. “É importante manter esse cuidado em dia. Eles são a companhia que eu e minha esposa temos em casa, por isso, nunca deixamos de aproveitar essa chance de assegurar o melhor para a saúde deles e eliminar o risco dessa doença tão terrível dentro de nossa residência”, disse ele.

Até a próxima sexta-feira (30), a vacinação antirrábica terá continuidade no Centro de Controle de Zoonoses. Já as equipes de vacinadores seguirão com a imunização de cães e gatos nas localidades da área rural da cidade, com o intuito de atingir a meta definida para a ação. A mobilização terá como última ação a instalação, nos dias 1º e 2 de dezembro, de postos volantes na área externa (estacionamento) dos shoppings Maceió (antigo Iguatemi) e Pátio Maceió, onde serão realizadas também feiras de adoção com cães e gatos do CCZ. É importante lembrar, porém, que os animais só podem ser vacinados a partir de 60 dias de nascido. A imunização é contraindicada em animais com diarreia ou fêmeas em período de gestação.

por Cássia Oliveira/SMS

Comentários comentar agora ❯