27 Março 2024 - 14:58

Atenção Psicossocial debate Notificação Compulsória de Suicídio nos presídios

Com o objetivo de ampliar e fortalecer os laços na saúde pública, a equipe da Coordenação Técnica de Atenção Psicossocial da Secretaria de Saúde de Maceió (CTAP/SMS) promoveu, nesta terça-feira (26), no Sistema Prisional de Alagoas, localizado na Cidade Universitária, uma capacitação sobre Notificação Compulsória de Suicídio e Automutilação para os profissionais de saúde que atuam no referido sistema.

Na ocasião, a ação buscou discutir a importância da notificação compulsória tendo em vista ocorrências de automutilação, tentativas de suicídio e, até mesmo, a consumação do fato dentro do sistema carcerário.

Para a psicóloga da Atenção Psicossocial da SMS, Patrícia Lins, a capacitação reforçou a importância da notificação desses casos para evitar danos maiores ao sujeito, à própria família e a toda a sociedade.

“Abrimos novos espaços para uma nova discussão e uma nova visão da saúde no sistema prisional, como elemento agregador na sociedade e facilitador na compreensão do outro, do ser privado de liberdade, mas que traz em si uma história que necessita ser compreendida. A partir das notificações compulsórias, vemos a importância de notificar para intervir e evitar maiores danos ao sujeito, à família e à sociedade”, destacou.

A capacitação também contou com a colaboração de Rozaly Costa, assistente social da Vigilância Epidemiológica da SMS que, além de apresentar a importância da notificação compulsória, buscou conhecer a experiência dos profissionais, bem como esclarecer dúvidas.

“Com uma excelente participação dos profissionais do sistema prisional, em uma interlocução constante, acreditamos que o objetivo de divulgar a importância da notificação compulsória foi cumprido. Havia uma necessidade na adesão desses profissionais, mas agora esse momento foi alcançado e, com isso, as subnotificações serão evitadas”, afirmou. 

por Secom - Maceió

Comentários comentar agora ❯