31 Julho 2014 - 09:09

Saúde Bucal inicia reestruturação na rede odontológica

A Coordenadoria de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está se reestruturando para poder voltar a atender à população. “A previsão é de que ainda esse ano os serviços possam voltar a ser oferecidos à população. “Encontramos um quadro bastante insatisfatório, com consultórios sucateados, alguns equipamentos sem nenhuma condição de funcionamento, e ausência de material para consumo das práticas odontológicas”, ressalta a nova coordenadora do setor Bernadete Pereira.

Para administrar essa condição, a coordenadoria de Saúde Bucal está realizando um trabalho para conhecer dados mais precisos dessa situação para poder intervir com ações efetivas. Técnicos da SMS estão levantando as necessidades de cada unidade onde existe consultório odontológico e elencando as deficiências de cada um, tanto físicas, quanto materiais (com relação aos equipamentos). Nesse mesmo trabalho, a coordenadoria conta com um técnico especializado que está visitando as unidades para fornecer laudos técnicos a respeito da situação dos equipamentos.

“A partir do que for encontrado, esse profissional faz os reparos necessários para buscar o retorno das atividades odontológicas nas respectivas unidades, uma vez que os processos de compra de equipamentos e insumos já estão em fase de aquisição”, explicou Bernadete Pereira.

Atualmente, há 86 consultórios odontológicos no município para o atendimento básico da população, distribuído nas unidades dos oito distritos sanitários da capital. Fora isso, há treze consultórios para o atendimento dos serviços da média complexidade, nos Centos de Especialidades Odontológicas (CEOs), localizados no PAM Salgadinho (com nove consultórios), e Unidade de Saúde Doutor Arthur Ramos, no Henrique Equelman, região do sexto distrito sanitário, com quatro consultórios.

por Secom - Maceió

Comentários comentar agora ❯