02 Janeiro 2014 - 09:00

Certidões de registro empresarial serão enviados apenas por e-mail

Ailton Cruz
Para José Lages, procedimento simplifica o processo de registro, representando economia de tempo para o contribuinte e de custos para o Estado

Como forma de colaboração com o Programa Economize para Alagoas e para a modernização do processo de registro empresarial, a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), só emitirá as Certidões Web e a Via Única dos atos arquivados no órgão através de e-mail. A medida vigora a partir desta quinta (2) e tem como objetivos diminuir o consumo excessivo de papel e valorizar o tempo dos empresários.

Para o contribuinte, a medida significa mais comodidade, economia de tempo e deslocamento, já que ele só precisará ir à Junta Comercial para protocolar o processo. A Junta Comercial também economizará papel e impressão e irá colaborar para o Programa Economize para Alagoas, reduzindo gastos e utilizando recursos para investir em melhoria dos serviços.

A medida é obrigatória e foi regulamentada através da Resolução Juceal Ad Referendum nº 08/2013, publicada no Diário Oficial do Estado de Alagoas do dia 20 de dezembro.

De acordo com o presidente da Juceal, José Lages Júnior, os sistemas que têm sido desenvolvidos e as medidas adotadas estão convergindo para um mesmo ponto: informatizar e simplificar o registro empresarial.

“Nós temos aprimorado os nossos serviços e queremos alcançar a meta de levar todo o processo de abertura, alteração e baixa de empresas para a internet. Os meios online agilizam e simplificam o registro, já que os contribuintes podem acessar de onde estiverem, seja no celular, tablet ou computador”, explica.

Via única

O sistema de registro em Via Única é resultado da Resolução Plenária Juceal nº 42, que determina o protocolo de apenas uma via de cada processo a ser arquivado no órgão, cedendo ao empresário duas Certidões de Inteiro Teor com validade de documento original.

Certidões Web

As Certidões Simplificada, Específica e de Inteiro Teor podem ser solicitadas através do portal da Juceal. O usuário se cadastra, faz login, solicita a certidão, efetua o pagamento e em seguida recebe um e-mail com o documento solicitado de forma simples e prática.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯