11 Março 2024 - 16:35

IFAL abre inscrições para seleção de empreendimentos inovadores em Penedo

Divulgação
Edital 2024 é destinado a empreendedores de Penedo e região e empresas constituídas

O Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo está promovendo uma oportunidade imperdível para empreendedores locais com visão inovadora. Com o lançamento do Edital nº 01/2024, o Campus Penedo abre inscrições para selecionar quatro empreendimentos que receberão suporte da InovIFAL – Célula Incubadora de Empreendimentos (CIE) de base tecnológica, social ou mista.

As inscrições já estão abertas desde sexta-feira, 8 de março, e permanecerão disponíveis até o dia 29 de março. Podem participar pessoas e empresas sediadas em Penedo e região, principalmente aquelas compostas por alunos e ex-alunos do IFAL com perfil empreendedor e inovador.

A inscrição é gratuita e deve ser feita por meio do link: [bit.ly/inscricaoInovIFAL]. Os interessados devem preencher o formulário online e enviar a documentação necessária, incluindo o Modelo de Negócios disponível no Anexo II do edital. Dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail pesquisa.penedo@ifal.edu.br.

O diferencial oferecido pelo IFAL é o suporte material e técnico especializado na incubação de empreendimentos, com foco em atividades de inovação voltadas para o desenvolvimento de novos produtos e processos. As propostas podem abranger áreas de serviços ou industriais alinhadas com os eixos tecnológicos dos cursos oferecidos pelo Campus Penedo, tanto técnicos quanto de graduação e pós-graduação.

A seleção dos empreendimentos ocorrerá em duas etapas: avaliação do Modelo de Negócios por uma banca, com base nos critérios descritos no edital, seguida pela apresentação do Modelo de Negócio pelo representante da proposta. O período de análise das inscrições será de 1º a 8 de abril, com divulgação do resultado da pré-seleção no dia 9 de abril. Após essa etapa, serão realizadas entrevistas com a banca avaliadora entre os dias 22 e 24 de abril.

Quanto ao apoio disponibilizado, das quatro vagas ofertadas, uma é destinada à pré-incubação, duas para empresas incubadas residentes e uma para não residentes. Os detalhes sobre o suporte oferecido em cada modalidade estão explicados no edital. Os serviços incluem orientação na elaboração e atualização do plano de negócios, identificação de colaboradores para o aprimoramento tecnológico, soluções de capacitação em gestão empresarial, e infraestrutura compartilhada para empresas incubadas residentes.

A vigência desse suporte varia de seis meses a um ano, podendo ser prorrogada por igual período, dependendo da modalidade de incubação. Durante esse período, os empreendimentos participantes pagarão taxas mensais, que têm valores acessíveis e caráter pedagógico e de apoio ao programa InovIFAL.

Para mais detalhes sobre o apoio disponibilizado aos empreendimentos, consulte o edital disponível no site do IFAL Campus Penedo.
 

por Redação

Comentários comentar agora ❯