13 Outubro 2014 - 20:52

Desenvolvimento Social é tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Assessoria
A abertura do evento aconteceu nesta segunda-feira (13), na Procuradoria Geral do Município de Maceió, no Centro

Com o objetivo de democratizar o conhecimento científico e aproximar a população da ciência e da tecnologia, promovendo e estimulando atividades de divulgação científica, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promove a 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A abertura do evento aconteceu nesta segunda-feira (13), na Procuradoria Geral do Município de Maceió, no Centro de Maceió.

Com o tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”, a Semana acontece de 13 a 19 deste mês. A temática, segundo a gerente estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde da Sesau, Fátima Lima, é uma oportunidade para vincular a produção científica aos desafios sociais, como instrumento de inclusão, transformação social e desenvolvimento humano.

“Popularizar a ciência e divulgar o conhecimento”. Essas são as metas que, de acordo com Fátima Lima, o evento propõe como importante em relação ao papel da Saúde, que é ainda o de envolver o setor público e privado, as fundações de apoio à pesquisa, as entidades e instituições de ensino, além de secretarias estaduais e municipais.

A superintendente de Gestão e Participação Social da Sesau, Alice Atayde, alertou que outros municípios devem se engajar nos trabalhos que, mesmo simples, contribuem com as ações de melhoria da assistência ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). “A pesquisa não pode ser engavetada e, sim, ser revertida em ações para os usuários”, reforçou ela.

Pela primeira vez a Secretaria de Saúde de Maceió participa da Semana. Na ocasião, a secretária de saúde de Maceió, Sylvana Medeiros, destacou a importância de gerar saber nas unidades de saúde e nas instituições que acolhem os estudantes. “A pesquisa deve ter um embasamento acadêmico, mas também se deve aliar a academia com o fazer profissional”, ressaltou ela.

Iniciativa - A 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014 é uma realização da Sesau em parceria com as Secretarias de Estado da Ciência e Tecnologia, da Assistência e Desenvolvimento Social, da Cultura, da Educação, além da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, Cosems, CES e Ufal.

Na terça-feira (14), das 9h às 12h, na SMS de Maceió, acontece a exposição de trabalhos científicos, mostra de curta e roda de conversa. Na quarta-feira (15), haverá uma exposição de trabalho do VII, na Unidade de Saúde Graciliano Ramos e no CAPSad Dr. Everaldo Moreira.

Na quinta-feira (16), das 8h às 14h, no pátio da Sesau, acontece exposição científica Nise da Silveira, mostra de arte e vídeo, além da feira de ciências com a exposição de saberes sobre aconselhamento nutricional e prevenção e combate à dengue.

Na sexta-feira (17), das 8h às 13h, no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), acontece o Café com Ciência, com mostra de curta e entrega da premiação para os nove municípios que desenvolveram atividades relacionadas à Academia da Saúde na edição 2013 da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

No domingo (19), das 9h às 14h, na Praça Centenário, acontece a exposição Pneus, tenda Damião Alexandrino, exposição de trabalhos premiados nas Feiras de Ciências das redes de ensino estadual e municipal e exposição com laboratório para prevenção da Dengue. 

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯