14 Maio 2013 - 08:51

Desenvolvimento tecnológico de Alagoas é discutido em workshop

Junior Tigre
Evento, que acontecerá até a terça (14), é a oficina final para a entrega do plano

O secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, participou nesta segunda-feira (13) da abertura do workshop para construção da agenda estratégica do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Realizado pela Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), o plano visa estabelecer prioridades e diretrizes, bem como programas, projetos e ações para a área.

“Acredito em uma gestão com foco em resultados e o Governo está fazendo essa mudança no setor público de Alagoas. O plano é uma prova desse esforço. Mudanças momentâneas nos dão resultados rápidos, mas não duradouros e, com esse trabalho, estão sendo definidas metas até 2022, garantindo que o trabalho seja minuciosamente descrito em diagnósticos que identifiquem nossas necessidades e potencialidades”, disse Luiz Otavio Gomes.

O evento, que acontecerá até a terça (14), no Radisson Hotel, e é a oficina final para a entrega do plano, conta com um grupo representativo de especialistas e líderes do setor empresarial, acadêmico e governamental, como o diretor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Antônio Galvão, e o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), José Fernandes de Lima.

Com o apoio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), o plano deverá ser concluído até junho de 2013 e reflete as demandas advindas da sociedade. “Alagoas sai na frente dos outros Estados e se torna protagonista nesse processo. Todo o planejamento está sendo traçado por atores locais, que definem visões e estratégias para alcançar o objetivo final”, afirmou Antônio Galvão.

O superintendente de Desenvolvimento Regional e Setorial da Seplande, Michael Chinelato, acompanhará todas as oficinas que irão discutir temas como os gargalos para a consolidação do Sistema de CT&I de Alagoas; o aproveitamento de oportunidades em setores econômicos, visando à inserção competitiva de Alagoas nos espaços regional, nacional e global; e as diretrizes para o Plano de CT&I.

“O que esse plano resultará de concreto é o Parque Tecnologico de Alagoas, que terá sua sede em Maceió e se responsabilizará pela gestão de quatro Polos Tecnológicos, dois nos municípios de Batalha e Arapiraca e dois na capital. Com um modelo avançado de negócios, nascerá um ambiente favorável e dedicado à realização plena dos seus objetivos no apoio à inovação”, Eduardo Setton.

O plano, coordenado pelo CGEE, também conta com o apoio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid), através do Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS) e da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea).

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯