22 Maio 2009 - 21:00

Prefeituras terão energia cortada a partir de segunda-feira

Na próxima segunda-feira (25), as prefeituras que estiverem em dívida com a Companhia Energética de Alagoas – CEAL terão a energia cortada. Segundo o superintendente de gestão comercial da Companhia Miguel Orsolete, a medida foi tomada para reduzir o grande número de inadimplentes no poder público municipal.

Ao todo a Ceal tem um prejuízo de R$ 35 milhões, somente com a inadimplência de prefeituras. No total são 88 municípios em débito com a Companhia. Desses, oito devem pelo menos três contas, outros dez estão protegidos por liminares da justiça, 31 estão em negociação através do Consórcio Intermunicipal para Gestão de Iluminação Pública (Cigip) e 39 estão sujeitos ao corte, por não ter procurado a empresa para negociar.

“Além disso, temos prefeituras que fizeram negociação, mas não cumpriram com o acordo. Como nós pagamos a energia comprada pela Ceal, temos de cobrar de quem deve a nossa distribuidora”, afirmou Orsolete. O superintendente informou ainda que as dívidas precisam ser pagas. De acordo com o superintendente só ficarão de fora de corte os prédios onde funcionam serviços essenciais, a exemplo de postos de saúde e escolas.

Todas as prefeituras que terão a energia cortada já foram avisadas da dívida, como determina a legislação. Na segunda-feira completa 15 dias do envio do segundo aviso de corte e nesta data quem não regularizar a situação ficará sem energia. A Companhia também estuda a possibilidade de inserir as prefeituras devedoras no Cadastro Individual de Inadimplência – Cadin, o que resulta até na suspensão de repasse de recursos federais aos municípios.

NEGOCIAÇÃO – A Ceal espera que as prefeituras procurem a Companhia para se fazer algum tipo de negociação. Somente desta forma o corte poderá ser evitado. “Estamos abertos a negociar, a nossa intenção é receber o débito”, concluiu o superintendente.

 

 

por Assessoria de Imprensa/Ceal

Comentários comentar agora ❯