23 Agosto 2013 - 11:34

Trend House destaca pontos forte do Estado e dá visibilidade ao filé alagoano

O terceiro dia da Semana de Moda Alagoana, Trend House 2013, destacou pontos fortes do Estado ao levar às passarelas coleções de acessórios e vestuário onde o artesanato e o trabalho manual foram os destaques da noite. Na última quarta-feira (21), o evento, que acontece na Musique, contou com as marcas alagoanas Solange Arruda, Linda Fulô, Artsório e Da Rosa, além do desfile da carioca Cantão, fechando a noite com destaque para o filé alagoano que, em breve, terá sua Identidade Geográfica (IG).

De acordo com o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, o governo apoia o evento com muita consciência e se mostra orgulhoso de verificar o crescimento da cadeia produtiva.

"Essa gestão está focada em conferir segurança ao pequeno empresário, desenvolver cadeias produtivas e fazer isso acontecer de forma concreta. Uma vez que o segmento se mostra engajado, estamos à disposição para ajudar, seja na disponibilização de consultorias, capacitações ou na viabilização de grandes eventos", ressaltou.

A Cantão apresentou em primeira mão sua coleção primavera/verão baseada no filé de Alagoas. Cerca de 40 artesãs da região das lagoas Mundaú e Manguaba produziram peças que viraram aplicações de bordado em vestidos, blusas, chemises, camisas, bolsas, sandálias e espadrilles, no desfile da marca.

Segundo a gerente da Unidade de Turismo e Economia Criativa do Sebrae, Vanessa Fagá, durante o processo de interlocução entre os estilistas e as artesãs, houve todo o cuidado para estabelecer uma relação de segurança entre ambas as partes. “Por meio do convênio que temos em parceria com a Seplande, para tornar a IG do Filé uma realidade, disponibilizamos consultoras que foram fundamentais. Trabalhamos para que eles confiassem no trabalho das meninas, tivessem a garantia de que tudo seria entregue com a qualidade requerida e no tempo hábil”, pontuou.

Por meio desse apoio dado pela Cadeia Produtiva Têxtil e de Confecções de Alagoas (CPTC), que é coordenada por um convênio firmado entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), com a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) e o Sebrae/AL, muitos pequenos empresários tiveram a oportunidade de desenvolverem seus negócios.

Alguns deles estão tendo a primeira oportunidade de expor o seu trabalho na Trend House, como é o caso da Linda Fulô. De acordo com a empresária Simone Ayres, esse suporte foi fundamental para a difusão de sua marca. “Tanto a mídia regional como a nacional está presente aqui. Temos a oportunidade de mostrar um trabalho que amadurecemos nos últimos anos, com muito esforço. Estar aqui é muito gratificante”, disse.

Já para os acessórios em crochê da designer Solange Arruda, as pedrarias da Artsório e a renda da Da Rosa, a participação no evento foi uma consolidação. Ano passado as marcas também estiveram na semana de moda e continuam em destaque, resultado de um setor produtivo cada vez mais proativo, que busca capacitação e está em sinergia com o apoio do Governo.

Os desfiles na Trend House continuam nesta quinta-feira (22). O encerramento da semana de moda acontecerá em Penedo, às 15h, com o desfile da coleção de Marcos Telles, na Igreja das Correntes.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯