26 Outubro 2017 - 16:30

Principais erros cometidos na lavagem de roupas

A tecnologia moderna já faz parte do nosso dia a dia, nos auxiliando inclusive nas tarefas domésticas, como a limpeza e organização da casa. A máquina de lavar é um exemplo, afinal, com toda a correria do cotidiano, conseguir tempo para lavar roupas a mão é quase impossível, e deixamos todo o trabalho pesado para as lavadoras, enquanto nos ocupamos com outros afazeres.

Entretanto, por mais que as máquinas facilitem a higienização das roupas, existem alguns cuidados que devem ser observados na hora de realizar essa tarefa. São instruções práticas, mas que fazem toda a diferença na hora de garantir o resultado esperado e preservar as peças. Confira!

Separando as cores

Esquecer de separar as roupas por cores antes da lavagem é um erro comum, mas que pode ter resultados desastrosos para as peças. Basta um par de meias vermelhas em meio às roupas brancas para garantir um guarda-roupa cor-de-rosa para toda a família.

Isso acontece porque muitos tecidos soltam tinta durante a lavagem, principalmente os de cores mais escuras, e acabam manchando as peças mais claras. O ideal é separar as roupas brancas e começar a lavagem por elas, seguindo pelas roupas coloridas e finalmente as roupas escuras (preto, azul marinho, marrom, vinho). Se houver um volume grande de roupas coloridas, também é possível dividi-las em peças claras e escuras para a lavagem.

Atenção aos ciclos de lavagem

As lavadoras oferecem opções de ciclos de lavagem e cada um deles é apropriado para diferentes tipos de peças, dependendo também do grau de sujeira das roupas. Peças muito sujas, como panos de chão, exigem uma lavagem mais pesada e um ciclo mais longo para ficarem limpas. Já roupas pouco usadas ou peças delicadas, como peças íntimas ou com detalhes em renda, demandam uma lavagem mais suave.

Programar a máquina de lavar para ciclos mais longos sem necessidade faz com que as roupas desbotem e se desgastem mais rápido, e pode até mesmo deformá-las. Já as roupas mais delicadas podem ser desfiadas e danificadas.

Instruções da etiqueta

Remover as etiquetas das roupas é um hábito comum, já que muitas pessoas se sentem incomodadas com elas. Contudo, ignorar as instruções contidas neste pequeno pedaço de tecido pode ser um grande erro.

Nas etiquetas existem símbolos de lavagem que indicam qual a melhor maneira de lavar, secar e passar a peça sem estragá-la. Além disso, elas também podem apontar quais são os produtos mais apropriados para lavar as roupas e conservá-las.

Quantidade de sabão

O uso do sabão ou detergente de roupas é indispensável para a higiene das peças, mas não pense que basta encher a máquina com o produto para conseguir roupas mais limpas. O excesso de sabão vai exigir enxágues extras e pode acabar desbotando os tecidos.

Resíduos de sabão também podem deixar manchas nas roupas quando as mesmas secarem, e algumas pessoas de pele mais sensível podem apresentar alergia aos restos e espuma. Exagerar no detergente também pode deixar as roupas mais duras e difíceis de passar. Por isso, fique atento às medidas recomendadas pelos fabricantes do produto e não se esqueça de complementar a lavagem com amaciante de roupas.

Lavar roupas exige um pouco mais do que colocar as peças na máquina de lavar e deixá-la trabalhar. Contudo, basta tomar alguns cuidados para manter as peças limpas, cheirosas e bem preservadas. Gostou das nossas dicas? Então continue acompanhando nossas postagens. E sinta-se à vontade para esclarecer qualquer dúvida. 
 

Comentários comentar agora ❯