27 Março 2019 - 18:45

Quais são os fatores de ranqueamento do Google?

A busca pelos primeiros lugares nos resultados do Google é incansável e, por esse motivo, muitas empresas contratam alguma agência de otimização de sites, com o objetivo de seguir as exigências do buscador para garantir um bom ranqueamento.

No entanto, essa corrida não acaba nunca, já que o Google realiza atualização com um frequência avassaladora. Assim, essas agências fornecem suporte e estratégias extremamente benéficos.

Além disso, elas são responsáveis por atuarem nos fatores que auxiliam no ranqueamento do site. Entenda agora, tudo o que deve ser feito para garantir o seu lugar entre os primeiros e, por consequência, melhorar os seus lucros.

Page Authority/Pagerank

Page Authority ou Pagerank é a métrica de avaliação do Google para dar autoridade de determinada página para uma palavra-chave. Essa nota — de 0 a 10 — é referente a um algoritmo do Google e uma das mais importantes para o ranqueamento.

Autoridade do domínio

Assim como o Google avalia páginas, ele também analisa a autoridade do domínio do site na hora de exibir um resultado. Da mesma forma que o Page Authority tem uma nota de 0 a 10, a autoridade de domínio é medida de 0 a 100 e quanto maior, mais chance de aparecer entre os primeiros você terá.

Produção de conteúdo

Um dos principais fatores para um bom ranqueamento é o marketing de conteúdo. Ele consiste na produção de textos otimizados e atrelado a diversas estratégicas. Ao contrário do que muitos pensam, não basta escrever um texto e postá-lo no seu site para atrair tráfego ou garantir exibição nas primeiras páginas do Google e sim, inúmeros outros fatores. Veja só:

Originalidade e exclusividade

O Google sempre dá prioridade aos conteúdos exclusivos e originais, que não são postados em outros sites e também não possuem frases plagiadas. Por esse motivo, é necessária a utilização de ferramentas que identifiquem conteúdos copiados, já que o plágio é um dos critérios de penalidade do Google.

Escolha de palavras-chave

Um conteúdo de SEO não é simplesmente escrito sobre determinado assunto ou produto. Antes de tudo, é feita uma análise de palavras-chave, avaliando a sua densidade e volume de busca.

Um dos grandes desafios do SEO é garantir que o conteúdo será criado com qualidade e não utilize as palavras-chave de forma forçada. Dessa forma, além de informar, você também atrai público e gera muito mais tráfego para o seu site.

Tamanho do conteúdo

O Google também analisa a quantidade de palavras do seu conteúdo, antes de exibi-lo nos resultados de busca orgânica. No entanto, ainda há muitas dúvidas sobre a quantidade ideal de palavras para facilitar o ranqueamento de um site.

O recomendado é garantir que o texto passe a informação necessária, com qualidade e sem repetições desnecessárias, ao mesmo tempo, o conteúdo não deve ser curto a ponto de permitir que o usuário saia do site rapidamente — você vai entender que este também é um motivo para a penalização do Google logo mais.

Repetição de palavras-chave

Também é necessário saber quantas vezes utilizar a palavra-chave do conteúdo. Muitos acreditam que basta repeti-la excessivamente para garantir um bom ranqueamento. Contudo, essa técnica é conhecida como keyword stuffing e pode penalizar gravemente a sua página.

Estrutura do conteúdo

O conteúdo que será produzido também deve ter uma estrutura especial, para auxiliar no ranqueamento da sua página. Algumas nomenclaturas são dadas aos locais em você deve posicioná-las. Elas são conhecidas como heading tags e levam nomes como H1, H2, H3 e etc.

É fundamental que as heading tags estejam configuradas da maneira correta na hora da publicação do conteúdo. Dessa forma, o Google prioriza determinadas palavras-chave e categoriza o seu site. Confuso? Você irá entender a seguir.

On-Page

Ao contrário do que muitos pensam, não é apenas a qualidade ou a relevância do conteúdo que determina o posicionamento de um site. Fatores ligado ao domínio e a estrutura do site, fazem parte do processo de on-page — assim como a produção de conteúdo — para promover o ranqueamento.

Tempo de permanência da página

Um pouco acima, falamos que o tempo de permanência dos usuários em cada página também é muito importante para aumentar a sua credibilidade com o Google. Quando um usuário fica pouco tempo no site, o buscador entende que há algo de errado e também penaliza a página.

Além de ser conhecida como taxa de rejeição, no universo digital, à essa penalização, dá-se o nome de Bounce Rate. E, para garantir que os usuários não fiquem pouco tempo no site, outras providências também devem ser tomadas, já que também são consideradas como fatores de ranqueamento.

Velocidade no carregamento

Um dos principais fatores do Bounce Rate é a demora para o carregamento de um página. Geralmente, conteúdos extensos e com imagens muito pesadas tendem a demorar para abrir corretamente no desktop ou celular de um usuário.

No entanto, hoje já existem plugins que aceleração esse carregamento e as agências de otimização de sites contam com profissionais altamente qualificados para resolver esse problema e ainda prestar uma consultoria para esclarecer suas dúvidas.

Design responsivo

Hoje em dia, passamos mais tempo com o celular na mão, do que em frente a um computador, realizando pesquisas. Por esse motivo, o Google também prioriza o layout que é mais adaptável ao mobile — também conhecido como design responsivo — para exibir em suas primeiras páginas. 

Seguindo esses fatores, será muito mais fácil garantir que o seu site apareça entre os primeiros no Google!

Comentários comentar agora ❯